"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O homem escolhe se submeter ou não ao jugo da escravidão.

Imagem relacionadaGálatas 5: 1
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.”

Anteriormente, escrevi que após aceitarmos a salvação oferecida por Jesus na cruz, devemos espontaneamente abrir mão do nosso livre arbítrio e rogar para que Deus administre nossa vida. Embora tomemos essa atitude, nosso Pai Celeste, em hipótese alguma, nos manterá em circunstâncias de meros autômatos. Mesmo que, espontaneamente, nos façamos servos dEle, o nosso livre arbítrio permanecerá.

Gosto sempre de frisar para os meus alunos que nenhum estudioso da Palavra de Deus, por mais que tenha vivido, ou esteja vivendo, uma vida de forma ilibada, é detentor da verdade. Assim sendo, nenhum dos grandes teólogos do passado ou presente, estão totalmente corretos em suas teses e interpretações. Onde houver atividade humana, sempre haverá equívocos a ponto de distorcer ou contrariar a Palavra de Deus.

Devemos estar cônscios de que, apesar da inspiração divina dos autores da Bíblia, o que temos em nossas mãos não é o original, mas uma obra que foi traduzida pelo menos 3 vezes até chegar a nós. E toda tradução é feita de acordo com o idioma ou dialeto próprio de quem vai ler, e com isso, tais traduções, sofrem fortes alterações chegando ao ponto de opor-se ao original. Mesmo que tivéssemos acesso a todos os rolos e papiros originais da Bíblia, isso demandaria um profundo conhecimento linguístico do aramaico e hebraico que são escritas próprias do povo judeu, bem como, deveríamos ter um profundo conhecimento do grego e posteriormente do latim.

Você deve estar se perguntando aonde eu quero chegar com isso. Eu te digo. Não podemos ler e querer interpretar a Bíblia dentro do nosso raciocínio lógico. A Bíblia não é um livro de mistérios, enigmas, símbolos e regras que podem ser desvendados, elucidados ou compreendidos tão somente da ótica humana. A Bíblia, apesar de estar em plena conformidade com toda a história da humanidade, não pode ser completamente explicada e aceita tão somente pelo raciocínio lógico. A Bíblia não é um livro de ciências exatas, nela, nem sempre, dois mais dois serão quatro, e nem por isso ela deixa de ser infalível.

Devemos ler a Bíblia com o auxílio do Espírito Santo. Ele é o único capaz de interpretá-la na sua plenitude. Sendo Ele Deus, Ele inspirou os escritores e tradutores dando a Bíblia uma característica singular, ou seja, Ele é o único que conhece sua interpretação plena. Se cremos que a Bíblia expressa a mais firme verdade e vontade de Deus para nossas vidas, devemos ser fiéis a ela. Devemos crer que as verdades que ela exprime não podem sofrer variações de interpretações, por mínimas que sejam. Desta forma, como pode de uma mesma fonte, teólogos extraírem doutrinas que se divergem?

Devemos permanecer firmes na nossa convicção e fé na Palavra de Deus. Se fomos ensinados dentro de um criterioso conceito cristão e, como os bereianos, constatamos que tudo quanto aprendemos está em plena conformidade com a Palavra de Deus, por que darmos atenção a fábulas teológicas, por mais impressionantes que sejam?

Amados, Jesus nos libertou! Use a liberdade que lhe foi concedida com sabedoria, não permita que coloquem sobre você um jugo insuportável. Agregue ao conhecimento que tens da Palavra de Deus, somente o que pode acrescentar a sua fé.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.