"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus concede salvação ao que se arrepende.

Imagem relacionadaIsaías 30: 15
Porque assim diz o Senhor JEOVÁ, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes.”

 É frustrante ver algumas pessoas que possuem um certo grau de cultura e que, aparentemente, possuem algum discernimento e conhecimento bíblico, falando a respeito das doutrinas bíblicas com ignorância. Pior é quando você fala, … fala, … fala, … fala, e no final nada do que falamos achou lugar na mente ou coração deste ouvinte. É triste! Mas, devemos agir como Paulo agiu, não nos cansando de ser repetitivos.

Livre arbítrio não é simplesmente a possibilidade de fazermos escolhas no que diz respeito às nossas preferências pessoais. As preferências pessoais estão relacionadas ao caráter e a personalidade de cada ser humano. Preferir o azul ao verde, ou o vermelho ao branco, ou o amarelo ao roxo não tem nada a ver com livre arbítrio. Preferir couve ao repolho, ou jiló ao bife de carne de boi, ou o ovo ao filé mignon não tem nada a ver com livre arbítrio. A preferência por certos estilos (esquisitos) de roupas, a escolha do(a) namorado(a) que possivelmente será o futuro cônjuge, não tem nada a ver com o livre arbítrio relacionado a doutrina da salvação.

Livre arbítrio implica em respondermos afirmativamente ao que Deus oferece para nos salvar. De Deus parte o desejo de querer salvar a todos, e isso é expresso no sacrifício de Jesus na cruz; do homem deve partir a resposta ao desejo de Deus, isto é, apesar da salvação de Deus ser abrangente a toda humanidade, apenas os que responderem afirmativamente a essa salvação é que de fato serão salvos. A cooperação do homem em relação a sua salvação está no fato dele ser livre para aceita-la ou não. Em contrapartida, a condição que Deus impõe para que o homem seja salvo reside na resposta afirmativa do homem através da fé.

Conversão é o efeito causado pela salvação. É impossível àquele que experimenta a salvação não desejar viver de forma diferente à vida pregressa. Ninguém se converte para ser salvo, somos convertidos para manter-nos salvos. O processo da conversão deve acontecer não pela condição de salvos, como que se nos fosse imposto isso, mas pela contrição sincera. A conversão não é para provar ao mundo de que somos capazes de nos tornar pessoas melhores, mas para deixar evidente quer qualquer tipo de transformação que possa ocorrer no homem, abrangendo caráter, moral, personalidade e vida espiritual, só pode ser operada pelo poder de Deus agindo através da pessoa do Espírito Santo.

O significado literal da palavra conversão é “mudar de direção”, mas não apenas fazer um desvio para os lados, é converter a direção, ou seja, mudar radicalmente a direção e voltar. Aplicando no sentido espiritual, a conversão é um processo pelo qual todo aquele que deseja manter-se salvo tem que passar, e para que isso aconteça, neste caso, exclusivamente neste caso, devemos abrir mão do nosso livre arbítrio, pois, se de outra forma, quisermos manter nossa liberdade de escolha sobre nosso poder, infalivelmente, em algum momento da caminhada, erraremos o alvo.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.