"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os animais como oferta no culto divino.

Levítico 1: 2
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.

Não sou a favor do uso indiscriminado dos recursos naturais. Não aprovo a extração da madeira feita desordenadamente, mesmo que seja em nome do progresso, tampouco, aprovo o abate de aninais, feito de maneira desumana e cruel, mesmo que seja para um fim necessário – nutrir a humanidade. Porém, mesmo diante de tantas praticas criminosas concernentes a criação de Deus, não devemos nos tornar “ecólatras”.

Segundo os egiptólogos, haviam tantos deuses no Egito, da época do Antigo Testamento, que na cidade de Tebas, conforme o Pr. Claudionor escreveu no seu livro – Adoração, Santidade e Serviço -, era mais fácil encontrar-se com um deus nas ruas, do que encontrar-se com um homem. Tudo o que se via e se tocava era um deus. Contudo, o panteão egípcio deixava a desejar nos aspectos de moralidade, caráter, disciplina, justiça, transcendência, imanência, sentimentos e, principalmente, amor aos seus adoradores. Eram deuses inescrupulosos, devassos, vingativos e cruéis. Assumiam a forma humana quando lhes era conveniente, mas a real feição assemelhava-se a meio homem meio animal.

A didática que nosso Deus usa para ensinar seu povo está totalmente fundamentada na realidade nua e crua. Nosso Deus não se satisfaz com ensinos apenas teóricos, é imprescindível que se viva na prática tudo quanto se aprende. Não havia entre as nações do tempo do exílio egípcio, melhor faculdade para o povo hebreu do que o próprio Egito. Setenta almas que já haviam recebido as instruções teóricas de quem era YHWH, agora viveriam na prática sua fé. A preservação da fé em YHWH seria testada numa nação onde deuses e mais deuses prometiam auxilio nas mais diversas situações, pois, segundo o entendimento humano, é impossível que um só deus possa estar atento a tudo quanto acontece no universo, assim, é indispensável que haja um deus para cada setor de tudo que existe, inclusive, tem que haver um deus que tenha feito todos os outros deuses.

O que YHWH queria que os hebreus assimilassem era que os que os egípcios praticavam estava totalmente na contramão do que Ele requeria. Animais e vegetais foram criados, e não, simplesmente, feitos por Deus. Eles passaram a existir do nada, a matéria prima para torna-los existentes foi o poder da Palavra de Deus. Eles são recursos, que seriam utilizados para o culto ao verdadeiro Deus, e não deuses. Este é o principio da criação – nada do que foi criado pode ser visto como um deus, mas pode ser utilizado como recurso de adoração, porém, nunca deve estar desassociado de um coração quebrantado e um espírito contrito.

Tudo, sem exceção alguma, que nosso Deus nos dá, é para ser usado na adoração e louvor do Seu Santo Nome, e não nos referimos somente as coisas materiais, inserimos no “tudo” o nosso intelecto, o nosso vigor físico e os nossos sentimentos.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.