"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O pão que desce do céu.

Êxodo 16: 31-35
E chamou a casa de Israel o seu nome Maná; e era como semente de coentro; era branco, e o seu sabor, como bolos de mel. E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um gômer dele e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito … … E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.”

A mesa com os pães da proposição estava disposta bem diante do candelabro. Não podemos imaginar que a iluminação do candelabro funcionava como fachos de um farol. Não! Não é assim. O refulgir das lâmpadas era difuso, iluminando todo o recinto do lugar Santo, contudo, a disposição da mesa com os pães bem defronte ao candelabro tem um valioso significado.

A luz emitida pelo candelabro é, como vimos anteriormente, um símbolo do conhecimento de Deus. Como já dissemos, a palavra “luz” além de denotar iluminação para assegurar a jornada do peregrino neste mundo; além de denotar um farol para alertar sobre os perigos no caminho; além de denotar uma rota que deve ser seguida, ela, também, denota o conhecimento de Deus que é revelado ao homem. O pão denota o alimento vindo diretamente do céu, para o povo de Deus, que, no nosso caso, é a Palavra de Deus, isto é, a Bíblia.

Desta forma, a luz do candelabro, refletida sobre a mesa com os pães da proposição, nos informa que um completa o outro. Ou seja, a Palavra de Deus (Bíblia) lida sem o auxilio dAquele que nos revela o que está além das letras, não passa de um livro histórico, poético e dramático. Tudo quanto está escrito na Bíblia não passa de estórias, se não formos alcançados pela LUZ da revelação e, somente a LUZ do Espírito Santo é quem pode nos fazer entender tudo que está oculto nas palavras deste livro.

Sem a revelação do Espírito Santo, um símbolo da luz emitida do candelabro, a Palavra de Deus, um símbolo dos pães da proposição, torna-se ineficaz, sem efeito, sem utilidade. Mas, somos reconfortados pelo que o profeta Isaías escreveu, que diz o seguinte: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Ainda que nem todos sejam alcançados pela LUZ do Espírito, no que tange a interpretação da Bíblia, aqueles que são agraciados pela revelação das Escrituras, pois a buscaram avidamente, estão saciados e revigorados pela substancialidade da preciosa Palavra de Deus.

Embora, sendo imutável, a Palavra de Deus nos renova a cada manhã pela sublime revelação que é conferida pelo Espírito Santo. Não é a Palavra de Deus que se renova, mas, nós somos renovados, por ser ela atual e útil ao homem contemporâneo e ter um significado diferente para cada ocasião. A palavra de Deus é a mesma em seu conteúdo, embora gere diversos e distintos significados para um mesmo texto da Bíblia Sagrada.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “O pão que desce do céu.

  • Guiomar

    Poderia ter o sininho para ativar, e recebermos todos os dias.🙏💒

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.