"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os vencedores são os que resistem ao mal pelo sangue do Cordeiro .

Apocalipse 12: 11
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.”

O declínio de Satanás é muito evidente e certo nesta narrativa de João no capítulo 12 de Apocalipse. Satanás foi expulso do Céu e, hoje habita nas regiões celestiais e, conforme a visão de João, ele vai ser precipitado das regiões celestiais para a Terra e daqui será definitiva e eternamente jogado ao lugar que já lhe está preparado antes da fundação do mundo – o inferno. ISSO É UM FATO INCONTESTÁVEL E IRREVOGÁVEL.

O objetivo do ensino deste trimestre, o qual fala sobre batalha espiritual, é alertar os crentes sobre o que é realmente uma batalha espiritual. Já comentamos que nem tudo quanto nos sucede e que é visto como afronta, perseguição, humilhação e outras coisas afins, podem ser designadas como sendo uma batalha espiritual. Sempre alerto os leitores e ouvintes para o perigo de nos posicionarmos nos extremos, isso tem que ser evitado, pois não podemos ser radicais extremistas e tampouco sermos liberais levianos, devemos nos manter na posição de moderados – “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.”

Muito se atribui a batalha espiritual aquilo de fato não lhe é inerente. Por causa desta atribuição exacerbada, estão dando ênfase exagerada aos demônios e o seu líder, conduzindo alguns crentes incautos a comportamentos e práticas que contrariam as doutrinas bíblicas. Volto a dizer – não podemos superestimar e nem subestimar Satanás e seus anjos, antes, como o próprio Senhor nos orienta, temos que estar constantemente SÓBRIOS e VIGILANTES. A sobriedade aqui implica em estarmos exercendo o pleno estado de consciência para não sermos levados pelos ventos de doutrinas que sopram impetuosamente nos últimos dias.

Muito do que se tem falado sobre batalha espiritual no meio evangélico, nos últimos dias, deve ser tratado com muita reserva, pois, estão falando de algo que não é ensinado na Bíblia. Não há um dualismo na batalha espiritual. Deus e Satanás não estão disputando forças. Deus está SOBERANAMENTE sentado em Seu trono atento a tudo o que está acontecendo e, nada se realiza por vontade alheia ao Seu querer. Deus não é surpreendido por Satanás em nenhum de seus atos e, toda vez que o diabo intenta opor-se aos desígnios de Deus, nosso Senhor levanta um valente para lutar com as armas apropriadas.

As armas que estão à nossa disposição na batalha espiritual são poderosas e eficazes no combate ao poder das trevas. Temos uma armadura completa e temos uma espada de dois gumes afiadíssima, também dispomos de outros recursos que são indispensáveis na nossa rotina diária e que nos conduzem a estar mais próximos do nosso Deus para, assim, resistirmos bravamente. São eles: oração, jejum, dedicação e zelo pela leitura diária da Palavra de Deus e, consecutivamente, a prática de tudo quanto temos conhecido e entendido nas sãs doutrinas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.