"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A resistência ao Diabo e ao pecado deve ser firme na fé em Jesus.

I Pedro 5: 9
Ao qual (o diabo) resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”

A fé é a força motriz que impulsiona o crente a avançar, mesmo diante das crises. Davi avançou sobre o gigante Golias crendo em YHWH – “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. Resistir ao diabo implica em manter-se firme na fé, isto é, é recusar-se ser demovido dela e, para que possamos resistir devemos sempre nos fortalecer na Palavra de Deus.

Satanás é o tipo de inimigo com quem não se trava nenhum tipo de diálogo. O maior exemplo bíblico do desastre que se ocasionou por causa de um diálogo com Satanás, encontramos em Eva. Este e tantos outros exemplos que temos na Bíblia, de homens e mulheres que não resistiram ao diabo, mostram-nos que não podemos pensar que somos os únicos a enfrentar esse tipo de batalha, pois, todos os nossos irmãos espalhados pelo mundo sofrem as mesmas aflições.

Tanto Pedro quanto Tiago dão uma receita muito prática e eficaz para que nossa resistência nunca seja rompida – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, pois a única maneira de nos manter firmes diante do diabo, é quando nos sujeitamos a Deus.

Satanás é um inimigo perigoso. É uma serpente que pode picar quando menos esperamos. É um destruidor e um acusador. Foi-lhe concedido grande poder e inteligência e ele tem uma hoste de demônios para ajudá-lo a atacar o povo de Deus. É um inimigo terrível; não devemos jamais zombar dele, ignorá-lo nem subestimar sua capacidade. Tratando- se de nosso conflito com Satanás, é preciso ser “sóbrios” e ter a mente sob controle.

Uma parte dessa sobriedade inclui não culpar o diabo por tudo. Há quem veja um demônio atrás de cada arbusto e culpe Satanás por dores de cabeça, pneus furados e aumento nos aluguéis. Apesar de ser verdade que Satanás pode causar enfermidades e dores físicas, não há qualquer autoridade bíblica para expulsar “demônios da enxaqueca” ou “demônios das dores nas costas”.

Satanás e seus anjos estão em constante e ativa rebelião contra Deus e seu povo e, entre tantos métodos de ataques que ele usa, tais como: promoção de heresias e manobras culturais e políticas para fazer oposição ao Evangelho de Cristo, o mais comum é a tentação que conduz ao pecado. O crente deve estar sempre atento de forma que possa reconhecer essas estratégias e responder instantaneamente fazendo-lhe vigorosa repreensão.

Contudo, para que possamos ser bem-sucedidos em nossa resistência, Pedro alerta que aquele que vai resistir deve primeiro estar sóbrio e vigilante, pois, nenhuma resistência seria eficaz se os ataques viessem imperceptíveis. Resistir ao diabo é recusar suas exigências. Desta forma, quando o diabo vir atacar, e ele virá, Pedro insta-nos a resistir e lutar, porém, nesta luta as armas utilizadas são as que o nosso Deus nos concede.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento – W. W. Wiersbe

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.