"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Servimos a Deus com entendimento, pois a fé cristã não é irracional.

Romanos 7: 25
Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.

Paulo, no capítulo 7 da carta aos Romanos, chama a atenção dos crentes para uma dura realidade – o terrível embate entre as duas naturezas do homem. Ele começa esta seção da epístola, fazendo uma ilustração sobre o casamento que, aplicado no sentido espiritual, fala do “casamento” entre o homem e a lei. Até Jesus o homem era casado com a lei, mas, quando o homem morre para o pecado, por que somos participantes da morte de Cristo, o casamento com a lei é anulado conforme Paulo escreve nos versículos 2 e 3. A lei não tem nenhum efeito para quem está morto para o pecado. Bom, desta forma, nós estamos livres para pertencermos a outro, que não há de ser outro senão o que ressuscitou dos mortos – Jesus, o Cristo.

Bom, a questão não é auto resolutiva. Não podemos dar por concluído o caso. Paulo prossegue dizendo que mesmo quando nos libertamos da lei, ainda permanece um terrível conflito interior, onde duas naturezas fazem oposição uma a outra de forma enérgica.

A batalha espiritual que Paulo expõe aqui é travada individualmente, pois fala de um embate entre uma mente renovada e um corpo “carne” que ainda não está plenamente renovado – “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”

Quando temos a mente renovada e regenerada, pelo conhecimento entendemos que a melhor coisa a se fazer é nos submeter a Deus e a Sua vontade, assim, olhamos agora para a lei de Deus e a vemos com outro entendimento, percebemos o quanto ela é boa, perfeita e santa e, desta forma nós a amamos e a desejamos. Por isso, o conflito interior é inevitável, por que, aquilo que intentamos realizar em virtude do novo entendimento será energicamente confrontado pela “carne”.

Todo crente vive essa batalha diariamente. E, se alguém disser que nunca experimentou esse tipo de conflito, te digo que o problema não está no que escrevo, pois acredito que esteja faltando alguma coisa, mas estou convicto de que não está contrariando as doutrinas bíblicas. Sendo assim, se alguém não vive esse tipo de conflito dentro de si mesmo, essa pessoa precisa URGENTEMENTE rever seu conceito de crente renovado e regenerado.

Como sabemos, o que governa o corpo é a cabeça (mente = cérebro) e, se esse governo não tem causado nenhum conflito é porque o que está dominando nossa mente, está cumprindo o desejo do “corpo”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.