"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A mente carnal é a predisposição mental da carne.

Romanos 8: 6-7
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.”

Querendo ou não, todos temos que admitir que a batalha interior é de inteira responsabilidade pessoal – “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele (TU, e tão somente TU) deves dominar.” Sem dúvidas que quando reconhecemos que não somos capazes de sozinhos, resistir ao embate, nada mais sensato do que recorrer ao auxílio do Senhor Nosso Deus. Ainda que somos responsáveis por fazer resistência às inclinações da carne, nosso Deus tem imensa alegria em nos socorrer quando, confessando nossa incapacidade, requisitamos seu auxílio.

A Palavra de Deus afirma que toda e qualquer inclinação da carne ao pecado, tem como resultado final a morte, e, não podemos entender que a morte aqui, implica na aniquilação definitiva do ser, antes, se refere a algo pior e horrendo que pode acontecer a qualquer pessoa – a separação eterna de Deus. Em contra posição, aquele que tem sua mente dominada e ocupada com as coisas celestiais, ou seja, aquele cujo ser é administrado pelo Espírito Santo e, a administração do Espírito não tem características despóticas, anseia pelo cumprimento da promessa que Jesus fez – “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” De acordo com o que Paulo escreveu, as nossas escolhas ou inclinações produziram um resultado eterno.

Indiscutivelmente a nossa natureza humana está inegavelmente corrompida, diante disto, ninguém precisa primeiro pecar para se tornar um pecador, por causa do ato de Adão, somos pecadores natos. Embora, Paulo tenha catalogado alguns pecados em suas cartas, devemos ter consciência de que as listas apresentadas por ele são muito mais extensas. O número de pecados praticados com a mente e o corpo são inumeráveis. Não podemos nos esquecer que, na verdade, a palavra “pecar” significa errar o alvo, desta forma, tudo o que praticamos e que constitui inimizade contra Deus são consequências por estarmos errando o nosso alvo que é Jesus. Errar o alvo é fazer aquilo que entristece o Espírito Santo e que aborrece a Deus.

Ora, se a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois a nossa natureza decaída nos conduz a fazer oposição contra Deus, contra Seu reino e contra Sua vontade, por outro lado, uma mente renovada pelo Espírito Santo de Deus, tem um intimo prazer em tudo que se aplica a Deus. Sendo assim, os que estão dominados pelos desejos da carne, não podem e não conseguem agradar a Deus. Mesmo que enxerguemos nestas pessoas algumas virtudes e que elas pratiquem “boas obras”, ainda assim isso não é o suficiente para agradar a Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.