"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja é o Corpo de Cristo.

1 Coríntios 12:27
 “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.”

Vinte séculos já passaram desde a ressurreição e ascensão de Cristo ao Céu, entretanto, Ele ainda está aqui no mundo. O que queremos dizer é que Sua presença se faz sentir por meio da igreja, a qual é seu corpo. Quando subiu ao Céu, Jesus prometeu assumir esse novo corpo. Entretanto, usou outra ilustração: “Eu sou a videira, vós as varas“. A videira está incompleta sem as varas e as varas nada são à parte da vida que flui da videira. Se Cristo há de ser conhecido pelo mundo, terá que ser mediante aqueles que tomam o Seu nome e participam de Sua vida.

Na medida em que a igreja se tem mantido em contato com Cristo, sua Cabeça, assim tem participado de sua vida e experiências. Assim como Cristo foi ungido no Jordão, assim também a igreja foi ungida no Pentecoste. Jesus andou pregando o Evangelho aos pobres, curando os quebrantados de coração, e pregando libertação aos cativos; e a verdadeira Igreja sempre tem seguido em suas pisadas. “Qual ele é, somos nós também neste mundo”. Assim como Cristo foi denunciado como uma ameaça política e, finalmente, crucificado, assim também sua igreja, em muitos casos, tem sido crucificada (figurativamente falando) por governantes perseguidores. Entretanto, tal qual o seu Senhor, ela ressuscitou! A vida de Cristo dentro dela a torna indestrutível.

O uso dessa ilustração faz lembrar que a igreja (como corpo de Cristo) é um organismo vivo e não meramente uma organização. Uma organização é um grupo de indivíduos voluntariamente associados com um propósito especial, tal como uma organização fraternal ou um sindicato. Um organismo é qualquer coisa viva, que se desenvolve pela vida inerente. Usado figuradamente, significa a soma total das partes entrelaçadas, na qual a relação mútua entre elas implica uma relação do conjunto.

Assim sendo, segundo a definição acima de organização, podemos dizer que um automóvel pode ser considerado uma “organização” de certas peças mecânicas; por outro lado, o corpo humano é um organismo vivo porque é composto de muitos membros e órgãos animados por uma vida comum. O corpo humano é um, embora seja composto de milhões de células vivas. Da mesma maneira o corpo de Cristo é um, embora composto de almas nascidas de novo. Assim como o corpo humano é vivificado pela alma, da mesma maneira o corpo de Cristo é vivificado pelo Espírito Santo.

O que nos une não é estritamente uma doutrina, mas a própria vida do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele não somente é Mestre, Ele é a vida dos crentes. O que Ele fundou não foi uma sociedade que estudasse e propagasse Suas ideias, mas um organismo que vive por Sua vida, um corpo habitado e guiado por seu Espírito.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman (extraído e adaptado, pág. 276)
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “A Igreja é o Corpo de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.