"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Deus pertence o mundo e tudo o que nele há.

Salmos 24:1/ Atos 17:24
 “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
 “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.

Quando se fala da soberania de Deus, pelo que Ele diz de Si mesmo na Bíblia Sagrada, jamais podemos deduzir que Ele agirá arbitrariamente, ou seja, Deus jamais agirá sem boas razões; razões tão boas ou de tal peso, que Ele absolutamente não pudesse agir de outro modo diferente daquele que Ele age, sem violar a lei de Sua própria sabedoria e consciência, e consequentemente sem pecado. Qualquer entendimento da divina soberania, que implique em arbitrariedade por parte da divina vontade, não é somente contrária às Escrituras, mas também é uma revolta para com a razão. Deus jamais deve ser visto como um soberano, no sentido que implica em que Ele atue por si mesmo ou de modo arbitrário, ao invés de agir por Sua infinita sabedoria.

Geralmente, quando alguns irmãos usam esse texto de Isaías – “Ainda antes que houvesse dia, Eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando Eu, quem impedirá?”, querem dar a ele um sentido que, pela interpretação deles, coloca Deus como um tirano que vai realizar a Sua vontade sem se importar com os desejos do homem. Neste caso, o texto é sempre usado para consolar alguém acerca de um ente querido, o qual se deseja que seja salvo. Mas, a pergunta é: Deus salvará alguém que não quer salvação, ou que, pelo menos, não entenda que precisa ser salvo?

Embora pareça que estamos descontextualizando os versículos sugeridos para o comentário, no entanto, por estarem tratando da soberania divina, foi-nos necessário abordar esse assunto. Ainda que a mordomia seja algo que aponte diretamente para a questão de administração financeira, todavia, como crentes, ser “mordomo” de Deus implica em ir além desta questão. Nossa mordomia, no que diz respeito ao serviço do Reino de Deus, fala em realizar aquilo que é da vontade do nosso Senhor. E, a vontade dEle (além de compartilharmos os bens que Ele nos dá) é que todos os homens se salvem – “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.”

A soberania de Deus consiste na independência de Sua vontade, em consultar a sua própria sabedoria e discrição, na seleção de sua finalidade, e nos meios para realizá-la. Em outras palavras, a soberania de Deus não é nada mais do que a Sua infinita benevolência dirigida por Seu infinito conhecimento. Deus não consulta a ninguém a respeito daquilo que deve ser feito por Ele. Ele não pede licença para fazer e requerer aquilo que dita a Sua vontade – “Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Charles Finney

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.