"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

É preciso ter cuidado contra o sentimento de avareza.

Hebreus 13:5
 “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

De acordo com os ensinos bíblicos, avareza é a vontade excessiva de acumular dinheiro e possuir com abundância bens materiais. Uma pessoa avarenta coloca o Reino de Deus em segundo plano e tem como meta de vida acumular “tesouros” neste mundo. A avareza – ou usura – induz, seduz e conduz a pessoa a cometer outros pecados como, tais como, a mentira, a ganância, a prostituição e, culminando, com o homicídio. A avareza faz com que as pessoas se tornem mesquinhas – “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.

Embora, alguns líderes religiosos estejam cobiçando (para não dizer extorquindo) o dinheiro e os bens dos membros de sua igreja (entenda perfeitamente que, neste caso, a igreja pertence ao líder mesmo. Ele é o dono dela), porém, quando se aplica ao Reino de Deus, toda e qualquer contribuição deve ser feita de forma voluntária (espontânea). Até o dízimo quando é devolvido com o sentimento de que se está fazendo porque é lei de Deus, não é abençoado. Dízimos e ofertas quando colocados diante do Senhor, devem ser oferecidos ao Senhor com gratidão e liberalidade.

A Teologia da prosperidade (também conhecida como Evangelho da prosperidade) é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os crentes (até aqui eles estão certos) e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos (daqui por diante, eles estão equivocados) irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. Baseada em interpretações não-tradicionais da Bíblia, geralmente com ênfase no Livro de Malaquias, a doutrina interpreta a Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos; se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade. Reconhecer tais promessas como verdadeiras é percebido como um ato de fé, o que Deus irá honrar.

A benção de Deus na vida do crente não está evidenciada naquilo que ele tem, mas naquilo que o crente é. Não importa quão limitadas sejam nossas possessões terrenas, nem quão difíceis sejam as nossas circunstâncias, nunca devemos temer que Deus nos deixará ou nos abandonará. As Escrituras declaram que o Pai celestial tem cuidado de nós. Por isso, podemos dizer juntamente com o escritor de Hebreus, que brada com o salmista – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará“. Essa afirmação pode ser feita com confiança em tempos de necessidade, de aflição, de provações ou de adversidade.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_da_prosperidade

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “É preciso ter cuidado contra o sentimento de avareza.

  • Elisângela de Souza Coelho Teixeira

    Excelente reflexão sobre a verdadeira mordomia cristã.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.