"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Louvando a Deus de maneira sincera e de todo o coração.

Efésios 5: 18-20
 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Paulo faz um contraste entre se embriagar com o vinho, que produz uma temporária sensação de ‘bem-estar’, e ser cheio do Espírito, que produz uma permanente alegria. O termo original grego para “enchei-vos” (imperativo passivo presente) tem o significado, em grego, de ‘ser enchido repetidas vezes’. Não devemos nos preocupar com o quanto temos do Espírito Santo em nós, mas com o quanto a nossa vida esta entregue a Ele. A vida espiritual do filho de Deus deve experimentar a renovação constante – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” – mediante ‘enchimentos’ repetidos do Espírito Santo.

Ainda que o crente receba o Espírito Santo após a conversão – “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” – todavia, ele deve renovar-se no Espírito repetidas vezes, para adoração a Deus, serviço e testemunho – “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Experimentamos ‘enchimentos’ repetidos do Espírito Santo quando mantemos uma fé viva em Jesus Cristo, estamos repletos da Palavra de Deus – “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração”.

Todos os nossos cânticos espirituais, tanto na igreja como em particular, devem ser inteiramente dirigidos a Deus, como orações de louvores ou petições. Cantar louvores ou qualquer cântico espiritual pode ser uma forma de manifestação sobrenatural do Espírito Santo. Cantar hinos de louvor a Deus é um meio de edificação, ensino, ação de graças e oração. O cântico de louvor é uma expressão de alegria. O propósito de cantar hinos ou cânticos espirituais, não deve ser passatempo, nem exibição de talentos individuais, mas adoração e louvor a Deus – “… Portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome. E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e celebrai-o todos os povos.

Os imperativos de Paulo contrastam as diferenças entre estar sob a influência do vinho, o que leva a contenda, e estar sob a influência do Espírito, o que resulta numa vida alegre. Os imperativos estão no plural, do modo que se referem não apenas a indivíduos, mas a toda a comunidade da fé. A plenitude do Espírito é demonstrada em entendimento espiritual, louvor e gratidão que são constantes e abrangentes. Uma igreja cheia do Espírito será caracterizada por louvor e ação de graças a Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Holman.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.