"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 3º trim 2017, Sexta-feira – A Palavra de Deus é viva, poderosa e capaz de transformar vidas.

Hebreus 4:12
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

Outro dia, numa conversa com o Pr George Brandão, ele disse que a igreja atual está vivendo, igual ou até pior, a mesma situação que Israel no passado.  Os israelitas foram teimosos e deram mais crédito aos seus sentimentos, aos seus conceitos do que à Palavra de Deus e por essa razão ficaram de fora do descanso prometido.
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas”.

O autor aos hebreus usa este momento triste da vida do povo de Israel para nos dizer coisas importantes, tais como: Olhem, atentem e entendam o exemplo do povo de Israel; Deus também promete a nós um descanso; e, cuidado para vocês não repetirem o mesmo erro deles. Eles são exemplo para vocês.
Deus está nos dizendo: “Não sejam teimosos, resistentes à minha Palavra como foram os Israelitas no deserto, a confiança na minha Palavra pode salvá-los”.

A Palavra de Deus é Viva, não é uma letra morta ou descontextualizada. Ela resiste ao tempo, tem vida em si mesma, ela se contextualiza a todo instante em qualquer época. A cada novo contato com a Palavra de Deus, não importa quando, ela nos fala uma verdade atual sobre nós e para nossas vidas.  A vida de Deus está sobre ela, por isso ela se move em nossa direção, nos toca, nos corrige e nos aponta o caminho a seguir.

A Palavra de Deus é Poderosa porque o poder de Deus se expressa através dela. Simão lançou as redes confiado na Palavra de Jesus. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe que as redes estavam se rebentando. É assim que as coisas acontecem quando decidimos lançar as redes de nossas vidas confiados que Palavra de Deus se cumprirá. O que para nós é impossível se torna realidade quando, pela fé, simplesmente obedecemos. A Palavra de Deus acontece quando confiamos nela. O que acontece é que muitas vezes nós resistimos em confiar e por isso não experimentamos o poder da Palavra de Deus acontecendo em nossas vidas.

A Palavra de Deus é Penetrante. Aquele que põe a sua confiança na Palavra de Deus é frequentemente dissecado por ela. Como uma espada afiada dos dois lados, ela não fica na superfície, mas penetra até o mais íntimo de nosso ser e nos mostra as nossas verdades, que muitas vezes, por medo ou vergonha, fazemos questão de esquecer.

Quando a Palavra de Deus age desta maneira em nossas vidas, nós caímos quebrantados pelo que ela revela. Ela nos mostra com clareza a nossa identidade, e quando isto acontece não conseguimos continuar da mesma maneira como seguíamos.

A comparação da Palavra de Deus com uma espada, não sugere que Deus vá nos exterminar com ela. Mas, que ela é capaz de penetrar o coração do pecador e convencê-lo do pecado. Ela tem o poder de penetrar intimamente em cada ser humano e revelar o que somos de fato. A ênfase está no poder que ela tem para transformar vidas.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.