"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 04 / 4º Trim 2017, Terça-feira – A nossa existência é fruto da misericórdia divina.

Imagem relacionadaLamentações 3: 22-23
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade

 

 

Cientificamente, lágrima pode ser definida como uma secreção límpida, incolor e salgada, produzida pelas glândulas lacrimais, que limpa e umidifica a conjuntiva e a córnea. Elas podem ser causadas por uma decepção ou alegria, contudo, estão associadas à tristezas e aflições. A perda de algo muito estimado, traumas e a morte nos levam a chorar, e, quando isso ocorre, geralmente os amigos mais próximos, tentam nos confortar e consolar. 

O profeta Jeremias ficou conhecido como o profeta chorão. Ele experimentou uma aflição profunda, e quando chorava, não o fazia por motivos fúteis. Ele não chorava por que alguém ao seu lado estava chorando e ele se comovia. Ele não chorava por que estava diante da TV assistindo uma cena triste da novela. Ele não chorava apenas para sensibilizar quem estivesse ao seu lado. Ele não chorava para impressionar os irmãos da igreja. Não! Jeremias não chorava para chamar a atenção de YHWH. Jeremias não chorava simplesmente com os olhos, suas lágrimas brotavam do mais profundo do seu coração. Elas originavam de uma alma plenamente sensibilizada com a situação do seu povo, e por saber o que estava reservado para eles caso não se voltassem para YHWH. Ele não chorava por seus problemas pessoais. Jeremias chorava por que seu povo tinha rejeitado YHWH.

Diante de uma situação drástica como essa, a esperança de Jeremias foi fortalecida pela certeza de que YHWH é e continuaria sendo fiel. Ele conseguiu enxergar tanto a ira quanto o imutável amor de Deus. Ele não somente reconheceu que Deus é reto e justo em todos os seus caminhos, como também que Ele é misericordioso e compassivo com todos os que nEle esperam. Jeremias enxergou um raio de esperança em meio a todo o pecado e tristeza que o rodeava. Por mais desoladora que a situação do castigo tivesse se tornado, Jeremias viu que a benignidade da aliança de YHWH estava sempre presente e a Sua fidelidade sempre permaneceu, de modo que seu povo não seria destruído para sempre.

O que Jeremias quer que o povo de Deus entenda, independentemente se é Israel ou a Igreja, é que nem tudo está perdido. Ele quer que entendamos e devemos crer que temos razões suficientes para mantermos a esperança. E a primeira razão é que a ira de Deus tem curta duração, mas a Sua benignidade é infindável. O que Deus falou acerca de Israel e da Igreja, tudo se cumprirá. A segunda razão é saber que Deus é bom e misericordioso com aqueles que nEle esperam com humildade e ARREPENDIMENTO. A terceira razão é enxergarmos em toda e qualquer situação que estivermos passando, um propósito de Deus, e sabermos que Ele tem compaixão de nós, ou seja, jamais Ele irá nos provar além do que podemos suportar.

A base da nossa fé é a realidade de que Deus cumpre fielmente as suas promessas, e isso não se deve ao tipo de comportamento que temos diante dEle, mas ao Seu caráter verdadeiro e fiel. Jeremias conhecia a fidelidade de Deus, por experiencia pessoal. Deus prometeu juízo e o juízo veio, no entanto, Deus prometeu uma restauração futura. Confiar na fidelidade de Deus dia após dia nos faz crer em Sua grande promessa para o futuro.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Fonte: Bíblia de Estudos Pentescostal
Bíblia de Estudos de Aplicação Pessoal

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.