"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 04 / 4º Trim 2017, Quarta-feira – Cristo deu a sua vida por nós, assim, devemos oferecer a nossa em favor dos nossos irmãos.

Imagem relacionadaI João 3:16
Conhecemos a caridade nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos

 

Meu grande herói não tinha cavalo branco / Armadura reluzente, nem espada e nem escudo / Meu grande herói era humilde, eu bem sei …”
Herói é uma figura modelo, que reúne, em si, os atributos necessários para superar, de forma excepcional, um determinado problema de grande dimensão. Geralmente o herói é guiado por ideais nobres e altruístas: liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral, paz. Eventualmente, buscará objetivos supostamente egoístas (vingança, por exemplo); no entanto, suas motivações serão sempre moralmente justas ou eticamente aprováveis, mesmo que ilícitas. (Wikipédia) 

Será que o autor(a) da letra do hino citado acima, viu a definição de herói antes de escrever tal hino? Será que Jesus se encaixa na definição de herói? Jesus se entregou para redimir a humanidade, e, isto não foi por causa da opressão Romana, a Sua entrega já estava determinada antes da fundação do mundo. Antes que houvesse oprimidos e opressores a sua morte já estava planejada. A prova mais sublime do Seu amor por nós, foi a morte de cruz.

Em João 3:16, experimentamos o amor de Deus em toda sua plenitude, mas aqui em I João 3:16, somos convidados a repartir o amor com o qual fomos amados. O amor cristão envolve serviço e sacrifício. Deus não está pedindo que entreguemos a nossa vida à morte, apenas que amemos o irmão necessitado. É fácil falarmos sobre “amar os irmãos” e deixarmos de ajudar um único irmão em Cristo. O amor cristão é pessoal e ativo.
Na parábola do bom samaritano, um religioso queria saber “quem era seu próximo”, entretanto, a resposta de Jesus nos faz voltar para dentro de nós mesmos, o problema não é eu achar o meu próximo, mas se alguém consegue me enxergar como um próximo.

A prova do amor cristão não se encontra nas declarações verbais de amor à igreja toda, mas nos gestos de terno cuidado para com um irmão necessitado. Se nem sequer ajudamos um irmão, é pouco provável que sejamos capazes de “dar a vida pelos irmãos”.

Todo aquele que diz andar com Cristo, tem o dever moral de imitá-lo. Não estou dizendo que devemos morrer numa cruz para imitar Jesus, mas imitar seu modo de vida: sua maneira de falar, pensar, agir, tratar as pessoas, etc. O padrão que Jesus deixa como parâmetro é a humildade e o auto sacrifício. “Devemos”, não está sugerindo que imitemos a Cristo por opção, mas que é um débito que temos com Jesus, e a única forma de quitarmos tal dívida, é viver dentro deste parâmetro.

Em nossos dias, existem muitas empresas e organizações voltadas exclusivamente para obras sociais, e com isso, temos relaxado com o nosso dever, entretanto, a humanidade não está carente só de coisas materiais. Nem todo miserável, financeiramente, está precisando de dinheiro para resolver seus problemas, às vezes só precisa de uma demonstração de afetividade. O problema da humanidade não se resume somente em dinheiro, ele é afetivo, sentimental, emocional e espiritual.

Muitos irmãos na igreja estão necessitados de amor e receberiam de bom grado nossa amizade.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Fonte: Comentário Bíblico W.W.Wiersbe
Comentário Bíblico Beacon

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.