"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 06 / 4º Trim 2017, Segunda-feira – Cristo nos libertou da escravidão do pecado.

Imagem relacionadaGálatas 5: 1
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão

Contraditoriamente, a liberdade oferecida por Cristo na cruz, não nos permite, agora, viver da forma como bem entendemos. Fomos libertos da maldição que a lei pronunciava a respeito do pecador. O homem por maior esforça que faça, jamais conseguirá se justificar diante de Deus. A morte de Cristo nos libertou do jugo do pecado e de uma infinidade de regulamentos cerimoniais que em momento algum da história proporcionou paz e alegria ao homem.

A liberdade que temos, agora como crentes, não se aplica em fazermos aquilo que infringe as regras de conduta de um cidadão. Não significa desprezar as leis do nosso país, sejam elas da categoria que for. Não significa ofender aqueles que tem opinião contraria ao nosso entendimento espiritual. Estar livres não significa que não precisemos ser submissos aos líderes religiosos. Essa liberdade, concedida por Jesus, representa termos uma vida generosa e gratificante diante de Deus, coisa que antes não tínhamos.

Tudo o que a lei exigia do infrator (pecador), Jesus pagou na cruz. A lei exigia que todo infrator (pecador) deveria morrer, estamos livres desta exigência, pois morremos com Cristo na cruz. A lei exigia sacrifícios cerimoniais, periódicos e constantes, para purificação do pecador, estamos livres destes sacrifícios cerimoniais, pois UM sacrifício foi feito por nós e ele é único e permanente. O que Paulo quer que aprendamos é como usufruir desta liberdade.

“… e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos

O jugo é uma peça pesada de madeira, geralmente, colocada sobre dois animais, sendo um dos animais mais forte que o outro, o mais forte será o guia do jugo. Uma vez colocado o jugo, o animal, por mais esforço que faça, não conseguirá tirar, por si mesmo, o jugo de sobre si, alguém terá que fazer isso pelo animal. A Bíblia faz analogia desta peça de madeira como sendo o pecado escravizador sobre o homem. O homem debaixo do jugo do pecado faz o papel do animal mais fraco, ou seja, por si mesmo ele não tem forças para se esquivar da direção que o pecado dá, muito menos tem condições de se libertar do jugo por sua própria capacidade.

Jesus se oferece para tirar de sobre nós esse jugo, em contrapartida, Ele sugere que tomemos sobre nós o Seu jugo, pois, o peso que outrora, forçosamente, carregávamos inutilmente, em hipótese alguma podia nos conduzir a uma vida de satisfação plena, O jugo que Jesus oferece além de não ser nosso, nós não vamos carregar sozinhos.

Uma vez que, Jesus nos pôs em liberdade, devemos cuidar para não retornarmos à condição de escravos, frisando que a escravidão aqui não implica unicamente ao pecado. Às vezes nos fazemos escravos de diversas formas. Nos fazemos escravos de hábitos do cotidiano, nos fazemos escravos de tradições religiosas impostas pelos líderes das igrejas, nos fazemos escravos de ideologias de grandes pregadores, nos fazemos escravos de conceitos próprios, enfim, muitas das vezes, nós nos tornamos escravos de nós mesmos, pelo estilo de vida que adotamos viver.

Estejamos livres, meus amados, para viver conforme nosso Deus quer.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.