"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O povo escolhe não obedecer a Deus.

Imagem relacionadaIsaías 48: 18
Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar

Se não temos livre arbítrio, por que razão Deus estaria “lamentando” a má conduta do povo de Israel? Se não temos livre arbítrio, por qual razão Deus estaria dizendo que as consequências poderiam ter sido outras? Se não há o livre arbítrio, Deus estaria mentindo quando diz que quer que todos os homens se salvem? Se não há o livre arbítrio, não faz sentido a Bíblia citar sobre dois caminhos e duas portas. Se não somos nós quem decidimos nosso destino, então, toda a Bíblia não passa de um engano e temos crido inutilmente no sacrifício de Cristo.

Mas, graças ao caráter santo e justo do nosso bondoso e eterno Deus, que nos criou a Sua imagem e semelhança, fomos dotados com a capacidade de escolher, influenciados ou não, entre o bem e o mal.
Claro que todo homem sem Deus, está inclinado para o mal, isso é inerente a natureza caída do homem, e se depender única e exclusivamente da sua vontade, ele não optará para o bem, mas foi exatamente por isso que o Espírito Santo foi enviado ao mundo, para convencer aqueles que ouviram de Jesus a se decidirem por andar com Ele. E isso não é outra coisa senão o livre arbítrio.

Lógico que nosso livre arbítrio é limitado, ou seja, ele está limitado ao estado da nossa natureza. Por exemplo, fomos criados para andar eretos, e até aprendermos a ficar de pé caímos diversas vezes e escolhemos por tentar de novo até conseguirmos nosso objetivo, por outro lado se escolhermos voar, não conseguiremos, pois isso foge à nossa natureza, mas não estamos impedidos de tentar. No reino espiritual é da mesma forma, Deus nos criou para vivermos eternamente com Ele, mas o homem pecou e lhe foi tirado esse privilégio. Contudo, a prerrogativa de ser eterno não foi excluída definitivamente, e Deus concede ao homem o direito de escolher onde viver eternamente.

Deus não é um ditador opressor que impõe regras a toda humanidade e muito menos castiga impiedosamente os infratores. A exigências que Deus faz estão todas atreladas a um intimo relacionamento com Ele. Sendo assim, só cumprem tais exigências aqueles que realmente desejam uma intima comunhão com Ele, por que, mesmo sabendo quem é Deus e do que Ele pode fazer, muito optam por não se subordinarem a Sua vontade. Isso é livre arbítrio!
Não estamos falando só dos ímpios, estamos falando daqueles que estão rotineiramente nos cultos e reuniões das igrejas, mas que escolheram viver uma vida cristã dentro de seus próprios conceitos. Conceitos, esses, totalmente alheios aos de Deus.

Não existe cristianismo sem cruz!

Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me

Cumprimos inúmeras exigências que são impostas pelo sistema secular, e geralmente, as cumprimos espontaneamente, mas quando se trata das exigências da Palavra de Deus, para termos uma vida santificada, achamos que estamos sendo forçados a cumpri-las.
“Se”, é uma conjunção subordinativa de condição, não é um imperativo, mas uma condição caso alguém aceite o que está sendo proposto. Isso é livre arbítrio!

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.