"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Quando a perseverança amadurece a nossa caminhada de fé

Imagem relacionadaTiago 1: 2-4
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma

“Não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos.” Imaginem se um ovo pudesse optar pelo seu destino. Escolheria ele virar uma omelete a tornar-se o novo ser? A resposta é um óbvio NÃO. Contudo, existem processos que é imperioso que se passem por eles, não tem como atingir o próximo estágio sem que seja bem-sucedido no anterior. Voltemos ao caso da omelete, eu nunca vi nem nunca comi, mas, só de imaginar, acredito que uma omelete feita de ovos inteiros deve ficar estranha e intragável, e, se fosse possível fazer isso, já não teria o nome de omelete.

Mesmo que a analogia não seja a das melhores, mas a nossa salvação pode ser vista da mesma forma. Não na forma de uma omelete, mas vista como um processo insubstituível, do qual não existe a mais remota possibilidade de se esquivar. Da mesma forma que uma omelete para ficar saborosa deve ser feita com ovos quebrados e sem as cascas, nossa salvação deve seguir um processo indispensável e vital, o qual TEM que estar estribado, atrelado, ancorado, firmado e estabelecido estritamente na Palavra de Deus.

A justificação, a regeneração e a santificação são atos exclusivamente da competência de Deus. Ele nos torna justos. Ele nos regenera. Ele nos torna santos. Porém, o Senhor conhece perfeitamente que não somos justos completamente, que não estamos regenerados totalmente e que não somos santos como Ele o é. Sendo assim, é estabelecido um processo constante, contínuo e progressivo para que possamos nos aproximar, o máximo possível, do que Deus deseja que alcancemos. O que cabia a Deus fazer por nós, Ele já fez. Não que Ele tenha nos abandonados à própria sorte, mas agora, é a nossa vez de demonstrar que queremos ser salvos, tanto quanto Ele quer nos salvar.

Nunca vi nenhum objetivo se alcançado sem que houvesse o mínimo de persistência. A perseverança é o fator preponderante num processo bem-sucedido. Ninguém chega a lugar algum sem que tenha persistido.
Em termos gerais, a salvação é da mesma forma. Estamos convictos da nossa salvação, porém, ainda não chegamos no estágio final do processo de salvação. O estágio final, só será alcançado no arrebatamento da igreja ou quando o Senhor nos chamar para Si.

“… sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”

O fim de tudo quanto temos visto e vivido neste mundo é a gloriosa esperança de estar eternamente com Jesus na Gloria. Mas se para chegarmos lá temos que passar por dificuldades, problemas e situações inesperadas, estejamos firmes, perseverantes e cônscios de que o processo pelo qual passamos agora, é para nos habilitar a receber das mãos do próprio mestre Jesus a nossa coroa de glória.

O querer salvar o homem é ato exclusivo de Deus operado na obra de Jesus Cristo na cruz, isso é intransferível e insubstituível, agora, o querer ser salvo é ato exclusivo do homem em cooperação com o Espírito Santo de Deus.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.