"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus fulmina Nadabe e Abiú.

Levítico 10: 2
Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.”

“Eu sou nascido em berço evangélico!” Fico imaginando no real significado que a pessoa, estufando o peito, profere essa frase como sendo um grande feito. Dá a impressão que essa virtude é garantia de que, mesmo que alguns dos membros desta família se desviem, no fim tudo se resolverá e serão todos salvos. Sim! Sem dúvidas, nascer em “berço evangélico” não deixa de ser o primeiro passo em direção a eternidade, porém, não pode ser visto como o caminho que nos conduz ao Céu. Como já dissemos, todos os membros de uma família de crentes, precisam indubitavelmente receberem a Cristo como Salvador.

Não obstante a terem nascido em “berço evangélico”, Nadabe e Abiú, como bem escreveu o Pr. Claudionor, foram insolentes, arrogantes e prepotentes. Nada do que viram, ouviram e participaram no seio familiar, no que diz respeito a devoção a YHWH, foi capaz de constrangê-los a, no mínimo, temer a Deus. Possivelmente eles não souberam lidar com a situação confortável, no aspecto financeiro, que a posição do pai como sumo sacerdote, os quais eram os sucessores direto, lhes assegurava. Pode ser também que eles não concordavam com a liturgia com que seu pai administrava o culto e, quiseram, então, inovar. Independentemente de qual seja a especulação, uma coisa é certa – eles se esqueceram de que quem estabeleceu as regras para o culto, tinha sido o próprio Deus. Petulantemente violaram e desobedeceram a regras e usurparam uma função que não lhes cabia. Tentaram ser o que não lhes era permitido no momento e fizeram o que, para a suas funções, não estavam autorizados.

Quantos “Nadabes” e “Abiús” não estão agindo de maneira semelhante nos dias de hoje? E, se interpretarmos literalmente o que está escrito, podemos fazer a seguinte indagação: Porque Deus parou de fulminar com fogo, os insolentes, os arrogantes e os prepotentes que, audaciosamente, se apresentam diante dEle? O pior é que estão seduzindo outros a seguirem seus passos, pois não se vê o juízo divino sobre eles. Todavia, nem tudo que está escrito na Bíblia deve ser interpretado de forma literal, por isso eu entendo que aqueles sacerdotes não morreram “estorricados” por um fogo literal, mas que tiveram morte instantânea, sem nenhuma chance de socorro.

O que está faltando no povo de Deus hoje em dia é discernimento espiritual das circunstâncias. Tem muito crente vendo fatalidade onde é juízo e vendo juízo onde é fatalidade – avião cai com muitos passageiros é a mão de Deus; ônibus tomba cheio de gente, Jesus está voltando; barco afunda matando inúmeras pessoas, é o arrebatamento; o fenômeno da “lua de sangue” acontece é o fim do mundo; doenças se propagando desordenadamente é juízo de Deus; enfim, estão “desenhando” Deus como um carrasco, sem nenhuma misericórdia, afoito para decepar cabeças.

Por outro lado, a apostasia está cada vez mais intensificada nas igrejas e ninguém aponta isso para o fim dos tempos, estão culpando todos dentro das igrejas menos percebendo que o fim está próximo. Heresias, doutrinas de demônios, culto a ídolos e tantas outras coisas abomináveis estão sendo introduzidas nas igrejas e ninguém quer enxergar os fatos, unicamente se preocupam e apontar culpados.

O número de mortos-vivos dentro das igrejas é assustador, e não há quem ordene a remoção deles do meio da congregação dos santos.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Deus fulmina Nadabe e Abiú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.