"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O voto de Davi.

Salmo 22: 25
O meu louvor virá de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.”

O Salmo 22 nos mostra um grande contraste de sentimentos. Até o vigésimo primeiro versículo, vemos o lamento como característica principal do tema, o restante do Salmo nos revela como podemos ir do lamento ao louvor a ação de graça quando depositamos nossa confiança em Deus, mesmo que, intimamente, estejamos nos sentido esquecidos pelo grande “EU SOU”.

Por haver dentro deste Salmo, uma estranha mistura de louvor e lamentos, bem como, por não haver nenhuma referência ao pecado como causa do problema, nenhuma declaração de inocência, nenhuma reivindicação de justiça e nenhum sentimento de vingança, as palavras são peculiarmente apropriadas ao Messias sofredor, embora em seu significado primário se baseassem em alguma experiência do salmista.

Embora não tenhamos uma autobiografia relatando todos os acontecimentos de nossas vidas desde o nosso nascimento e que seja usada apenas a título de experiências quer sejam boas ou ruins, encontramos na Bíblia, relatos e mais relatos que se aplicam as circunstâncias que estamos vivendo. Desta forma, a Bíblia é a nossa autobiografia, mesmo que nela não conste nosso nome ou qualquer coisa que nos identifique, o que nela está escrito se encaixa perfeitamente com muitas das situações que vivenciamos.

Davi não foi o único homem a viver o que ele viveu. Muitas outras pessoas, tanto, personagens bíblicos, quanto pessoas dos nossos dias, passaram e passam por situações idênticas e, como Davi, se comportaram humildemente diante de Deus. Desprezo, humilhação, perseguição e solidão são sentimentos que, embora nossa fé esteja inabalável, afloram espontaneamente, alheios a nossa vontade, forçando-nos a titubear. As forças malignas parecem sobrepujar em volume e intensidade às bênçãos que recebemos, essas parecem ser anuladas por aquelas e, quando nos vemos assim o desespero invade a alma. O desejo é um só – fugir de tudo e de todos.

O salmista no auge dos seus temores, se volta para os que estavam ao seu redor e declara que nenhum socorro virá que não seja do Senhor Deus e, mesmo que o sofrimento não tenha chegado ao fim, ele vai transformá-lo em louvor e quer fazer isso diante da congregação. A minha alma está perturbada e meu espírito atordoado, mas mesmo assim, com lágrimas LOUVAREI AO DEUS DE PAZ.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo MacArthur
– Comentário Bíblico Moody

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.