"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A mente ou o entendimento carnal pode envolver erro doutrinário.

Colossenses 2: 18
Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão

A razão que levou Paulo a escrever aos crentes da igreja de Colossos, foi a noticia que chegou aos seus ouvidos sobre a enxurrada de heresias que estavam fazendo oposição a obra de Deus naquela cidade. Gnosticismo, legalismo, misticismo e filosofias de natureza heréticas estavam sendo ministradas dentro da igreja como que fossem um ensino que corroborasse com as doutrinas dos apóstolos.
Embora houvessem crentes judeus nesta cidade, a sua formação populacional era constituída na maioria por gentios pagãos, daí o problema que a igreja enfrentava. A cultura pagã estava sendo inserida no seio da igreja como que útil para seu crescimento. Paulo, então escreve, conclamando os crentes a perseverarem na fé em Cristo Jesus.

A essência de toda a Bíblia Sagrada é a afirmação de que Jesus Cristo é plenamente suficiente para TODAS as questões de vida e santidade – “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”. Jesus é suficiente para a criação, salvação, santificação e glorificação. Jesus, mesmo se fazendo homem manteve-Se essencialmente puro, não se encontra nEle nenhum defeito, sinal de pecado, mentira, corrupção ou imperfeição. Jesus é o Senhor dos exércitos, o Redentor, o Deus de toda a terra – “Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.”

Paulo não foi o fundador desta igreja e, muito menos, conhecia os irmãos pessoalmente, mas, com o mesmo sentimento que demonstrava aos que estavam próximos de si, Paulo escreveu a estes irmãos instando-os a não desfalecerem na fé.

Quando dizemos que ensinos heréticos foram introduzidos na igreja, não significa que as pessoas do mundo estavam forçando essa prática aos crentes, mas que, pessoas que se diziam crentes “convertidos”, com função de mestres dentro das igrejas, estavam disseminando um ensino que não tinha nenhum fundamento nas doutrinas bíblicas e, que, por sempre existirem os crentes incautos, estes eram facilmente engodados por tais armadilhas.

Na sua carta a estes crentes, Paulo transmite um ensino que é muito próprio aos crentes atuais – as atividades inerentes à santificação, em si mesmas, não produzem santificação se aquele que a busca, não dominar a própria mente, ou seja, a busca pela santificação não é alcançada após as campanhas, jejuns, orações ou outro meio qualquer se, não propusermos em nosso coração estar santificados – “Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido. (NTLH)”

O “ninguém” a que Paulo se refere, diz respeito, também, ao nosso ego carnal.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudos MacArthur
– Através da Bíblia, livro por livro – Myer Pearlman

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.