"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A tentação, às vezes, significa teste, provação.

Gênesis 22: 1
E aconteceu, depois destas coisas, que “tentou” Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui

Propositalmente mantive o original da versão da Bíblia digital que uso para esclarecer uma dúvida que “atormenta” muitos crentes. Como sabemos e cremos, nosso Deus não induz ninguém ao pecado ou a qualquer atitude que possa desabonar ou desqualificar a pessoa como sendo fiel a Ele. Tiago escrevendo aos crentes judeus da diáspora, afirmou categoricamente que – “ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” Bom, fiz uma pesquisa superficial e encontrei apenas duas versões que trazem o termo “tentar” em suas traduções, foi a Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a King James (KJV), as outras versões que tenho para estudos e que pesquisei na internet, trazem os termos “testar” e “por a prova”. Independente das traduções, devemos crer sem sombra de dúvidas, que Deus não “tenta” ninguém, mas provar Ele prova.

Embora o original hebraico “ניסה” e o grego “peirasmós” possam ser traduzidos por “tentar”, eles não devem ser entendidos desta maneira. O “tentar” de Deus nesta situação não tem as mesmas características das tentações de Satanás. Este ato de Deus não teve por finalidade conduzir Abraão ao pecado, mas, antes, era para que Abraão provasse sua fé, sendo assim, o “ניסה” aqui é aplicado como “por em prova”.

Existe diferença entre ser tentado e ser provado. As tentações, conforme as Sagradas Escrituras afirmam, por terem origem em Satanás, terão, em regra geral, as mesmas características, todas elas têm por objetivo levar o homem ao pecado, todas elas têm por objetivo saciar a “carne”. Por outro lado, as provas de Deus são feitas sob medida para cada crente fiel. Por exemplo, em nenhum momento da história da humanidade, Deus pediu o unigênito de alguém, senão, única e exclusivamente a Abraão. Abraão tinha de dar prova de obediência absoluta e incontestada fé em Jeová, obedecendo até mesmo de olhos fechados, passo a passo, até que a fé se destacasse clara como o sol do meio-dia. Abraão passou pelo fogo mais ardente, permaneceu firme sob as maiores pressões e suportou a mais difícil tensão, para emergir da prova em completo triunfo.

Ninguém, além de Abraão, até o dia de hoje, foi testado de modo semelhante por Deus, e, ninguém demonstrou tamanha confiança em Deus como Abraão. Quando Deus o chamou, o patriarca respondeu imediatamente. Mesmo sabendo o que estava à sua frente, disse calmamente aos seus servos: “Esperai aqui… eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós“. A fé de Abraão em Deus não estava fundamentada no que iria, porventura, fazer, mas no que Deus tinha prometido a ele – “Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;”

Satanás quando nos tenta, tem por fim estimular o que há de pior em nós. Vigiemos!

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Gênesis -Comentário Bíblico Moody
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento – W.W.Wiersbe

Compartilhar

One thought on “A tentação, às vezes, significa teste, provação.

  • George Brandão

    Amém! Verdade. Vigiemos para que não caiamos em tentação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.