"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O poder invisível das trevas opera no mundo.

Efésios 2: 1-2
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;”

O propósito imediato de Paulo escrever aos crentes de Éfeso era o de que, em oração ele anseia que seus leitores cresçam na fé, no amor, na sabedoria e na revelação de Deus. Paulo anseia profundamente que os crentes vivam uma vida digna do Senhor Jesus Cristo, para isso, Paulo procura fortalecer-lhes a fé e os alicerces espirituais ao revelar a plenitude do propósito eterno de Deus na redenção em Cristo, à igreja e a cada crente individualmente.

Compreendemos, de acordo com as doutrinas bíblicas, que existem três tipos de mortes, elas são resultado do pecado em todos os homens. Deu advertiu a Adão que se comesse “daquele fruto” proibido, morreria. Houve a desobediência e, assim, a morte passou a fazer parte da rotina de todos os homens. A morte do homem, no sentido bíblico, não significa aniquilação, mas, separação.

O primeiro tipo de morte que compreendemos pelas doutrinas bíblicas, é a morte espiritual – todo homem, indiscriminadamente, que não aceitou ou não aceita a Jesus como seu Salvador, está morto espiritualmente, ou seja, nós já nascemos mortos espiritualmente, pois o “DNA do pecado” de Adão é passado a todos os homens, embora haja a fase da inocência (não vamos falar sobre isso neste momento), mas todos nós já nascemos pecadores.

O pecado gera a morte, e isso é questão indiscutível e, na situação de morto o nosso espírito se separa do Espírito de Deus. Sendo Deus a fonte de todo o tipo de vida, inclusive a nossa, quando estamos mortos espiritualmente, nós perdemos todas as características divinas: perdemos o Espírito, a imagem, a presença e a benção de Deus, com isso, fatidicamente perdemos a comunicação com o nosso Deus. Essa é a condição de todo e qualquer homem antes de aceitar a Cristo como salvador.

O segundo tipo de morte é a morte física – esse tipo de morte é aquele a qual todos os homens estão destinados, com exceção de alguns. Nesta morte o nosso espírito se separa do nosso corpo, ela é também uma consequência do pecado. Dependendo do estilo de vida (santificada ou depravada) que escolhemos viver, nosso espírito se apresenta a Deus para ser destinado ao Céu ou ao inferno. Esse tipo de morte põe fim a qualquer esperança de ser salvo por Jesus, com ela finda-se todas as oportunidades que Deus concede ao homem de voltar-se para Ele.

Por fim, temos a morte eterna – esta é a separação eterna de Deus, aquele que sofre este tipo de morte estará privado eternamente da presença de Deus e sem nenhuma esperança de salvação. Esta morte é a condenação eterna – “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder”, ela é chamada na doutrina bíblica de segunda morte – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.