"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Palavra de Deus é atemporal e imutável

Mateus 24: 35
 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar“.

Concluindo essa semana sobre o estudo da estrutura da Bíblia, vamos falar do Novo Testamento. Não vamos abordar detalhes de cada livro ou carta, em vez disto, falaremos suscintamente sobre cada um expondo o principal tema e algumas peculiaridades de cada um deles.  O Novo Testamento consiste em quatro relatos do ministério, morte e ressurreição de Jesus, chamados de “Evangelhos”, uma narrativa histórica sobre a Igreja Primitiva (Atos) e Cartas e outros escritos de líderes da Igreja para congregações e indivíduos que lutaram para ser seguidores fiéis de Jesus.

Os quatro Evangelhos apresentam vários relatos da vida e dos ensinos de Jesus Cristo e, juntos, constituem mais ou menos metade do Novo Testamento. Eles são chamados de “Evangelhos”, uma palavra de origem grega que significa “boas notícias”, porque eles anunciam as boas  notícias sobre Jesus Cristo e o Reino de Deus.

Mateus conta as boas notícias sobre Jesus Cristo. A importância de “fazer o que é certo” e da obediência a Deus são temas importantes em Mateus. Em Marcos encontramos muitos milagres que maravilhavam as multidões e os seguidores de Jesus. Mas, de acordo com Marcos, o milagre mais poderoso de Jesus é seu sofrimento, morte e ressurreição. Em Lucas duas coisas se destacam: Deus se importa profundamente com os pobres e marginalizados e o Espírito Santo é o grande presente de Deus para qualquer um que pede. O Evangelho de João é bem diferente dos outros três Evangelhos. Começa com um prólogo em que Jesus é descrito como a Palavra da Vida. O restante do livro é organizado ao redor de sete sinais (milagres) que apontam para Jesus como o Filho de Deus.

O Livro de Atos dá um relatório detalhado do que aconteceu com alguns dos primeiros seguidores de Jesus enquanto levavam a mensagem sobre Jesus de Jerusalém para outras áreas do Império Romano. O apóstolo Pedro é a figura central no início de Atos; Paulo, um fariseu que perseguiu os discípulos e, mais tarde, se tornou um seguidor de Jesus, é a figura principal na segunda metade do livro.

Paulo, com suas cartas, é considerado o autor de quase metade dos “livros” do Novo Testamento (treze ao todo) e algumas de suas Cartas estão, certamente, entre os escritos mais antigos do Novo Testamento. Nove Cartas de Paulo são endereçadas a igrejas em localidades específicas e as outras quatro Cartas são dirigidas a cristãos individuais.

Os nove últimos livros/cartas do Novo Testamento são escritos em vários estilos por escritores diferentes. Da carta aos Hebreus até Judas são, frequentemente, chamados de Cartas Gerais. Assim como as Cartas de Paulo, esses livros/cartas lançam luz sobre assuntos sociais, históricos e teológicos tratados pela Igreja Primitiva e continuam a fornecer direção espiritual para os crentes de hoje. O último livro nessa seção, Apocalipse, registra as visões que João teve na ilha de Patmos e contém palavras de conforto para as pessoas que devem enfrentar perseguição e sofrer por causa daquilo em que creem.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia do Semeador (Extraído e adaptado)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.