"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Não se pode relativizar as Sagradas Escrituras

Isaías 5:20
 “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!”

O relativismo é a teoria que diz que a base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética são distintos de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. Isso nos leva ao entendimento de um estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas. Em suma – NINGUÉM É O DETENTOR DA VERDADE.

Na filosofia, esse vocábulo indica que coisa alguma subsiste isolada, não podendo ser considerada ‘absoluta’ por si mesma. Antes, todas as coisas seriam interdependentes, modificando-se umas às outras. Se essa filosofia se aplicasse somente à esfera do intelecto humano, tudo bem! Mas, o problema é que os relativistas querem incluir as declarações bíblicas em suas filosofias.

Quando as pessoas não percebem a diferença entre o bem e o mal, logo se encontram frente a frente com a ruína, pois, elas procuram desculpas para seus atos, eliminando as barreiras entre o certo e o errado. Tais pessoas argumentam que ninguém pode decidir pelo outro o que realmente está certo ou errado. Assim, estão convictas de que a embriaguez não lhes fará mal. ou que o relacionamento sexual fora do casamento não é pecado, ou que não estão dominados pela ambição ao dinheiro.  Se essas pessoas não seguirem a Palavra de Deus – a Bíblia — como o seu padrão de vida, em breve todas as suas escolhas morais vão tornar-se confusas. Sem a presença de Deus, estarão à beira de um colapso moral e espiritual ocasionando muito sofrimento.

Está em voga na sociedade exaltar o pecado, chamando a depravação de força varonil, de virtude autêntica e de liberdade elogiável. Ao mesmo tempo a sociedade opõe-se à retidão, taxando-a de maléfica. A sociedade considera a perversão sexual (homossexualismo e lesbianismo) um modo de vida alternativo legítimo, que deve ter aceitação pública, enquanto os que condenam tal conduta, por observarem as normas bíblicas da moralidade sexual são chamados de intolerantes e defensores de um preconceito opressor.

Os defensores do aborto, a sociedade os chama de pessoas sensíveis, dedicadas com afinco aos direitos da mulher, ao passo que os defensores da vida, a mesma sociedade os chama de extremistas ou fanáticos religiosos. Quanto ao crente, este deve, em todo tempo, manter-se fielmente e de todo coração, dentro dos padrões divinos do bem e do mal, conforme nos revela a Palavra de Deus escrita.

A porção do texto do capítulo 5 de Isaías, que vai do versículo 8 até o 23, são predições de castigos sobre seis maldições e, a supra citada, fala exatamente do estamos vivendo neste presente século – a inversão dos valores da moral que está dominando o mundo. Eles confundiram totalmente todas as distinções morais.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Não se pode relativizar as Sagradas Escrituras

  • Denilson Fernandes

    Muito bom!!! Uma bênção!

    Distorções dos valores divinos na sociedade contemporânea, tem se intensificado ao passo que adentram a Igreja, tendem por ser nocivos ao corpo de Cristo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.