"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O propósito dos dons espirituais é promover edificação da Igreja.

1 Coríntios 12:7
 “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil”.

Tenho dito que crente pentecostal não é “fabricado” em “cultos” cujo fogo que arde é estanho. O que temos visto no meio dos cultos pentecostais não passa de um miserável espetáculo onde toda a liturgia está centrada na satisfação, no prazer e no bem-estar do homem. Sempre ensinei que a adoração a Deus tem que ser voluntária e espontânea, isso é bíblico – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João, neste versículo, está dizendo que os verdadeiros adoradores são os que adoram espontaneamente. Estes não precisam ser induzidos a adorar.

Satanás, indiscutivelmente, deve se regozijar com os cultos de certas igrejas denominadas evangélicas. Quando Jesus, referindo-se à igreja de Esmirna comparou-a a sinagoga de Satanás – “Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás”, percebam que Ele não está dizendo que a igreja em si é uma sinagoga de Satanás, mas que algumas pessoas da igreja estavam dando espaço para Satanás agir em suas vidas e, assim, serem vistas pelo Senhor Jesus como (as pessoas) templos de Satanás e não do Espírito Santo de Deus.

Para alguns segmentos teológicos, o Espírito Santo de Deus não passa de um “motor de arranque” na salvação do homem, ou seja, segundo a compreensão que eles têm da obra que o Espírito Santo realiza na vida homem, Ele tão somente convence o homem do pecado e pronto. O resto, tudo quanto está registrado na Bíblia no que diz respeito ao que o Espírito de Deus realizou no Novo Testamento, segundo o conhecimento deles, foi exclusivamente para aquele tempo. Não havendo mais necessidade de o Espírito Santo agir como agiu, pois, afinal de contas, evoluímos e estamos num nível de conhecimento muito acima dos irmãos daquele tempo.

Nós, pentecostais genuínos, cremos que o que o Espírito Santo iniciou no dia de Pentecostes vai se estender até a gloriosa volta de Jesus para buscar sua Igreja. Coloquei o adjetivo ‘genuíno’ para distinguir do falso, pois, no contexto acima, o que tem sido divulgado sobre culto pentecostal não está dentro dos padrões bíblicos. Culto pentecostal não é o pregador instigando (às vezes, por ameaças) os ouvintes a fazerem esse monte de palhaçada que temos visto. Frases prontas que produzem efeitos nas áreas mais sensíveis das pessoas.

Devemos estar atentos ao que está adentrando nas igrejas. Não podemos deixar que se nos transformem em marionetes nos cultos. Tem crente que só dá glória e aleluia quando o pregador diz “joga as duas mãos para cima e dá um brado de glória e aleluia para Jesus”. Tem crente que só fala com o irmão quando o pregador manda que ele dê uma “cutucada naquele que está do seu lado”.

Devemos zelar pela boa obra que o Espírito Santo iniciou na igreja primitiva. Não podemos aceitar esse miserável e falacioso pentecostalismo dos nossos dias.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.