"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Senhor nosso Deus é santo.

Levítico 11: 44
 “Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não contaminareis a vossa alma por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra.

Como bem colocou o pr. José Gonçalves na introdução da lição desta semana, disciplina é, neste caso, uma ‘prática indispensável para a igreja, pois tem o propósito de corrigir maus comportamentos, afugentar o pecado e preservar o bom testemunho cristão’. Aliás, em qualquer esfera da sociedade é impossível viver ou conviver pacificamente sem que haja disciplina da parte das pessoas. Se nas mínimas coisas precisamos ser disciplinados quanto mais naquilo que diz respeito às coisas de Deus.

O crente precisa estar corretamente instruído na obra concernente à sua salvação. A instrução devidamente aplicada nos leva a adotar um estilo de vida que agrada a Deus (esse é o objetivo do crente neste mundo). Estilo de vida que confronta abertamente o estilo que o sistema do mundo impõe, pois sem a devida instrução estamos sujeitos a viver enganados quanto ao que o nosso Deus requer de nós.

Desta forma, abordaremos, nesta semana, temas relevantes indispensáveis para a nossa instrução cristã. Instrução que nos possibilita viver mais próximo daquilo que o nosso Deus exige dos seus filhos. Sobre salvação e santificação devemos estar cientes de que são a obra redentora realizada por Jesus no homem integral: espírito, alma e corpo. A Bíblia afirma que fomos eleitos “… por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade“. Esta verdade esta implícita no que João escreveu sobre Jesus ter sido ferido no lado do corpo de onde fluíram, a um só tempo, sangue e água. Isto é, o sangue poderoso de Cristo nos redime de todo pecado e a água também nos lava de nossas impurezas pecaminosas. Cristo morreu para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial – “… o qual se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” Portanto, a salvação e a santificação devem andar juntas (inseparáveis) na vida do crente.

A questão de o crente ser disciplinado a andar em santidade se dá pelo fato do que a Bíblia diz sobre o nosso Deus ser santíssimo – “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos“. A santidade de Deus é intrínseca, absoluta e perfeita – “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo…”. É o atributo que melhor expressa sua natureza. No crente, porem, a santificação não é um estado absoluto, é relativo assim como a lua, que não tendo luz própria, reflete a luz do sol. Deus é santo, e quem deseja andar com Ele, precisa viver em santidade, segundo as Escrituras.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– O Corpo de Cristo – Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo, José Gonçalves

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “O Senhor nosso Deus é santo.

  • Rosemberg Teodoro

    Excelente abordagem. Parabéns professor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.