"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Qualificações de natureza social do ministério.

Tito 1: 7
 “Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.

A maioria das qualificações exigidas na Bíblia para o exercício ministerial nas igrejas envolve caráter, e não conhecimento ou habilidade. O estilo de vida e os relacionamentos de uma pessoa demonstram seu caráter. Estas qualificações devem ser consideradas quando formos avaliar uma pessoa para exercer uma função de liderança na igreja. É importante ter líderes que possam pregar eficazmente a Palavra de Deus, mas e ainda mais importante poder contar com pessoas que vivem a Palavra e são exemplos vivos que outros possam seguir.

Evidentemente que ao delegar responsabilidades na igreja, espera-se que haja no bom obreiro, boas coisas, como qualidades, dons e dotes natos e aperfeiçoados espiritualmente através da obra do Espírito Santo e, obviamente, que no mau obreiro ocorre o inverso. Jesus disse – “Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons“, bem como – “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado“.

Quando Jesus fala sobre árvores más, refere-se aos que ensinam falsas doutrinas. Devemos examinar as motivações daqueles que ensinam, a direção que estão tomando e os resultados que buscam. Da mesma maneira que existe uma relação entre as árvores e o tipo de fruto que produzem, assim, aqueles que ensinam o que é correto imperiosamente devem ter um bom comportamento e um caráter elevado; vivendo de acordo com as verdades das Escrituras. Isto não significa que devamos dar inicio a uma verdadeira perseguição, expulsando pastores, professores da escola dominical, e outros que não se mostrem perfeitos. Todos nós estamos sujeitos a pecar; devemos mostrar aos outros a mesma misericórdia que esperamos receber.

Jesus declarou que aquilo que dizemos revela o que existe em nosso coração. Você já parou para avaliar o tipo de vocabulário que tens usado cotidianamente? Nossas palavras são os maiores indicadores do que esta em nosso coração. Entretanto, esse tipo de problema não se resolve apenas eliminando as palavras torpes. E necessário permitir que o Espírito Santo encha nossa mente com novas motivações e atitudes, então, e somente então, nosso coração ficará purificado.

Não basta o obreiro ser bom; ele precisa servir bem, com qualidade, trabalhar com diligência, aptidão e abnegação. Não basta o obreiro dizer; ele precisa fazer para Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
-Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA, CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.