"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Celebrando de maneira festiva.

I Coríntios 5: 7-8
 “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

Por duas vezes o Senhor Jesus declarou que se celebrasse a Ceia em ‘memória’ do seu sacrifício. Desta forma, a Santa Ceia comemora algo já realizado. Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares tem seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor.

Dando continuidade ao comentário de ontem, a segunda direção para a qual devemos voltar nossa atenção é o futuro. Observamos a Ceia do Senhor ‘até que Ele venha’. A volta de Jesus Cristo é a esperança da Igreja e de cada crente. Jesus Cristo não apenas morreu por nós, mas também ressuscitou e subiu ao céu e, um dia, voltará para nos levar para junto dEle. Não somos hoje tudo o que devemos ser; mas quando o virmos – “seremos semelhantes a ele“.

Por último, quando dissemos que devemos olhar para o presente, estamos falando de um olhar introspectivo. Assim, devemos olhar para dentro nós. Paulo não diz que devemos ser dignos de participar da Ceia, mas apenas que devemos fazê-lo de maneira digna. A fim de participar dignamente, é preciso examinar o coração, discernir os pecados e confessá-los ao Senhor. Tomar a Ceia com pecados não confessados no coração é se tornar réu do corpo e do sangue de Cristo, pois foi o pecado que o pregou à cruz. Se não discernirmos nossas transgressões, Deus nos julgará e disciplinará até que confessemos e deixemos esses pecados.

Um dos problemas que a igreja de Corinto enfrentava estava no fato de que os coríntios não examinavam a si mesmos, mas eram especialistas em examinar a vida de todo mundo. Quando a igreja se reúne, devemos ter o cuidado de não nos tornarmos ‘detetives religiosos’ que se dedicam a vigiar os outros, incapazes de reconhecer os próprios pecados. Se comemos e bebemos indignamente, comemos e bebemos julgamento (disciplina) para nós mesmos, algo que não deve ser considerado levianamente. Nenhuma pessoa que não é verdadeiramente convertida deve tomar a Ceia.

Também um crente não deve tomar a Ceia se seu coração não estiver em ordem com Deus e com seus irmãos e irmãs em Cristo. É por isso que várias igrejas têm um tempo de preparação espiritual antes de realizar a Ceia, a fim de que nenhum dos participantes traga disciplina sobre si mesmo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Celebrando de maneira festiva.

  • Yvone Rodrigues Grando

    Paz do Senhor! Deus comentários são sempre mt edificantes, sou professora da EBD mulheres adultas e jovens. Recorro sempre às suas msg, para aprender mais e tb para ministrar aos alunos. Tem sido benção para eles e mt mais para mim.
    O Senhor lhe recompense abundantemente em todas as áreas da sua vida.🙌🏼🙌🏼🙌🏼

    Resposta
  • Yvone Rodrigues Grando

    O seu comentário aguarda moderação.

    Paz do Senhor! Seus comentários são sempre mt edificantes, sou professora da EBD mulheres adultas e jovens. Recorro sempre às suas msg, para aprender mais e tb para ministrar aos alunos. Tem sido benção para eles e mt mais para mim.
    O Senhor lhe recompense abundantemente em todas as áreas da sua vida.🙌🏼🙌🏼🙌🏼

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.