"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Mantendo a reverência na Ceia do Senhor.

I Coríntios 11: 27
 “Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

A Ceia do Senhor é uma oportunidade de crescimento espiritual e de bênçãos, se participarmos com a atitude correta. Dentro deste contexto, todas as vezes que participamos da Ceia do Senhor, devemos olhar em três direções – Passado; presente; e, futuro. Devemos estar plenamente conscientes do que Jesus fez por nós; devemos estar conscientes do compromisso que assumimos com Jesus e sua obra redentora; e, por fim, devemos estar convictos das promessas que, infalivelmente, cumprir-se-ão.  

Quando, em primeiro lugar, refletimos sobre o passado, o pão repartido nos lembra o corpo de Cristo dado por nós; o cálice representa seu sangue derramado. É impressionante o desejo de Jesus de que seus seguidores se lembrem de sua morte. A maioria de nós procura esquecer os detalhes sobre a morte de nossos entes queridos, mas Jesus deseja que lembremos como Ele morreu. Isso porque sua morte é o cerne de tudo o que temos como crentes. Todo o sofrimento que Jesus padeceu serve para nos mostrar o quão terrível e maligno é o pecado.

Olhando para o passado, devemos lembrar-nos de a morte de Jesus, pois ela faz parte da mensagem do evangelho – “Cristo morreu… … foi sepultado“. Não é a vida de Cristo nem seus ensinamentos que salvam os pecadores, mas sua morte. Portanto, devemos nos lembrar do motivo de ter morrido: Cristo morreu por nossos pecados; foi nosso substituto – “… levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”, quitando uma dívida que jamais poderíamos pagar.

Também devemos lembrar como ele morreu: voluntária e mansamente, demonstrando seu amor por nós – “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Entregou o corpo nas mãos de homens perversos e levou sobre si os pecados do mundo. Entretanto, quando o Senhor diz para fazermos ‘em memória dEle’, Ele não está pedindo que tenhamos uma viva lembrança do que Ele fez, mas que sejamos participantes do Seu ato vicário. Essa ‘memória’ nos torna 0participantes de realidades espirituais. Quando celebramos a Ceia do Senhor, não caminhamos ao redor de um monumento e o admiramos a distância. Temos comunhão com o Salvador vivo, do qual nos aproximamos pela fé.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Obs.: Vamos continuar com este assunto no comentário de amanhã.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.