"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A sacralidade do acontecimento do culto.

Ezequiel 44: 9
 “Assim diz o Senhor JEOVÁ: Nenhum estranho, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estranhos que se acharem no meio dos filhos de Israel.

É pelo Espírito que a Igreja afirma que Cristo é Senhor. Sem ele tal confissão de fé verdadeiramente não se pronuncia – “Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo”. A distintiva sabedoria de conhecer e proclamar a Palavra de Deus, no sacerdócio universal de todos os crentes, vem do Espírito Santo – “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência” isto é, os dons da pregação, da profecia e do ensino. O Espírito, por meio do culto, trabalha o aperfeiçoamento dos santos, pois a liturgia contém os instrumentos necessários para isso.

Ao pregador compete pregar sempre. A adoração verdadeira é produzida pelo Espírito Santo – “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”. Os louvores de que Deus se agrada vem do Espírito, inspirador da letra e da música – “… falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração …” É também o Espírito que nos leva a Cristo e Este nos coloca em comunhão com o Pai.

Por outro lado, o amor que nos vincula a Deus e nos une aos irmãos é dádiva de Cristo mediante o Espírito – “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Deus organiza o culto cristão, como fez na Antiga aliança, e o executa por meio de sua Igreja instrumentalizada pelo Espírito. No culto pagão, o homem estabelece as normas de adoração de seus deuses e as pratica, sempre conforme os seus interesses, satisfações e desejos. O culto bíblico é instituição divina. E deus o criou e o organizou para que o homem o satisfaça. O culto deve ser agradável a Deus, não ao homem – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O adorador só experimenta a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, quando oferece a Ele a totalidade de sua vida, corpo-espírito. Isto se dá de duas maneiras: Pela negação de si mesmo e pela consagração de si mesmo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.