"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O culto deve trazer edificação.

I Coríntios 14: 26
 “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Gosto muito de frisar para meus alunos que as lições da nossa revista não estão dispostas de forma aleatória, elas seguem um cronograma onde fica bem claro que o entendimento do assunto em pauta depende do que se aprendeu na lição anterior. Compreendermos esta lição (nº 11 – O Culto da Igreja Cristã) dependerá de tudo o que assimilamos até aqui do que foi estudado. E , quando falamos sobre compreender não estamos, necessariamente, falando do entendimento em si, mas da aceitação dos princípios bíblicos exarados na lição. Na adoração  tudo deve ser feito com decoro (decência e ordem)e de maneira organizada, especialmente quando os dons do Espírito Santo estão sendo exercitados.

O propósito principal de todos os dons espirituais é edificar a igreja e o indivíduo. Edificar significa fortalecer e promover a vida espiritual, a maturidade e o caráter santo dos crentes. Essa edificação é uma obra do Espírito Santo através dos dons espirituais, pelos quais os crentes são espiritualmente transformados mais e mais para que não se conformem com este mundo, mas edificados na santificação, no amor a Deus, no bem-estar do próximo, na pureza de coração, numa boa consciência e numa fé sincera.

Tudo o que é feito nos cultos de adoração deve ser benéfico para os adoradores. Esse princípio inclui todos os aspectos — cantar, pregar e o exercício dos dons espirituais. Aqueles que cooperam nos cultos (pregadores, cantores, leitores) devem ter o amor como sua principal motivação, dizendo palavras úteis ou participando de um modo que fortaleça a fé dos demais crentes.

Paulo quer nos fazer entender que o culto é resultado do ajuntamento de pessoas que tem como objetivo principal adorar a Deus, e edificar-se umas as outras. Nessa reunião, destacam-se dois elementos: Doutrina e Salmos. O último relaciona-se a música na igreja. Por doutrina, entendemos os fundamentos da nossa fé; são os princípios sobre os quais a fé esta fundamentada. O culto precisa sempre priorizar a Palavra de Deus; de nossos púlpitos, ela deve ser explanada e ensinada de forma contínua e exaustiva. O conhecimento e a prática das doutrinas é que determinam a maturidade espiritual do crente.

Nosso encontro na igreja é a oportunidade que temos para uma comunhão mais intima com Deus e, também, para partilhar com os irmãos nossas bênçãos, experiências e necessidades. O bom relacionamento entre os irmãos é de fundamental importância para o nosso crescimento espiritual. Neste encontro temos a oportunidade de adorar ao Senhor em louvor, oração, manifestando gratidão por suas bênçãos e proteção.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.