"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As Escrituras como a base da pregação

Atos dos Apóstolos 8: 35
 “Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

A experiência de Filipe deve servir de estímulo para nós em nosso testemunho pessoal do Senhor, pois sobre todo crente está incumbido de compartilhar o evangelho com outros e de fazer isso sem medo. Deus poderia ter usado um anjo para dizer ao etíope o que deveria fazer para ser salvo, entretanto, Deus não comissionou os anjos para essa tarefa, e sim seu povo. Os anjos nunca experimentaram pessoalmente a graça de Deus, de modo que não podem dar testemunho do que significa ser salvo.

O agir de Deus é algo que está muito além do nosso entendimento. Deus dirigiu Filipe até a pessoa certa na hora certa. O eunuco etíope não era da região que conhecemos hoje como Etiópia, mas sim da Núbia, ao sul do Egito. Uma vez que era um eunuco, não poderia ser prosélito – “O quebrado de quebradura ou castrado não entrará na congregação do SENHOR”, mas recebeu permissão de se tornar um ‘convertido’ ou ‘prosélito à porta’.

Esse etíope representa as muitas pessoas religiosas de hoje em dia, que lêem as Escrituras e buscam a verdade, mas ainda não creram em Jesus Cristo como seu Salvador. São pessoas sinceras, mas estão perdidas. Precisam de alguém que lhes mostre o caminho. Quando nos dispomos em obedecermos à direção do Senhor para a nossa vida, podemos estar certos de que Ele irá adiante de nós e preparará o caminho para nosso testemunho.

O etíope, sem dúvida alguma era um religioso interessado em ‘conhecer a verdade’, pois conhecia alguns procedimentos dos ‘crentes’, tais como: ler a Palavra constantemente e, também sabia da necessidade do batismo.  Enquanto ouvia a explicação de Filipe, ele começou a entender o evangelho, pois o Espírito de Deus abria sua mente para a verdade de Deus. Não basta ao pecador perdido ansiar pela salvação; também precisa entender o plano de Deus para a salvação. É o coração que compreende a Palavra, e esta, por fim, dá frutos – “… mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.

Deus guiou Filipe ao deserto em virtude de um ‘compromisso’ do Senhor em revelar-se a um eunuco etíope, outro estrangeiro que esteve em Jerusalém. Filipe foi imediatamente. Sua efetividade para compartilhar o evangelho fez com que aquele homem se tornasse um cristão. Como o eunuco tinha uma posição significativa em um país distante, sua conversão pode ter causado um impacto positivo sobre a nação inteira.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren. W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.