"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Uma igreja capacitada pelo Espírito.

Atos dos Apóstolos 2: 47
 “… louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Quando falamos sobre sinergismo (a cooperação do homem naquilo que Deus quer realizar), nós nos fundamentamos sobre o que o Senhor diz em Sua Palavra – “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” Deus, com frequência, realiza sua obra soberana por meio de instrumentos humanos. Instrumentos que em outras situações eram inúteis e insignificantes, mas que agora são úteis para a realização dos Seus propósitos.

Contudo, há exigências para alguém ser utilizado por Deus. Paulo escreveu que – “Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”.

No anseio de aumentar cada vez o número de membros, muitas igrejas estão se esforçando para atrair o interesse das pessoas, dando ênfase a uma grande variedade de programas, métodos e regras. A psicologia secular, as técnicas gerenciais e as estratégias de publicidade têm produzido um efeito significativo na vida destas  igrejas. Promovem-se seminários sobre tudo, desde como ter um bom casamento até sobre como prosperar financeiramente. Não estamos dizendo que essas coisas são prejudiciais. Algumas, em seu devido lugar, podem ser muito úteis. Todavia, essas atividades suprimiram a prioridade da pregação.

O primeiro evento na história da igreja, logo após a vinda do Espírito, foi o sermão de Pedro. Nesta pregação houve três mil conversões. Três mil pessoas de todo o mundo conhecido naquele tempo, abraçaram o evangelho de Cristo e, sem duvida alguma, quando retornaram para seus lugares de origem, pregaram o evangelho aos seus conterrâneos ou compatriotas. Isso projetou a igreja para fora dos limites de Jerusalém. O livro de Atos é, basicamente, o registro da pregação apostólica. A pregação sempre foi central na missão da igreja.

Verdade é que nem todos os judeus receberam o testemunho do Jesus ressurreto, mas até mesmo aqueles que o rejeitaram olhavam para a comunidade (igreja) dos primeiros cristãos com grande favor. O resultado foi que o Senhor acrescentava diariamente à nova comunidade aqueles que aceitavam o testemunho, e a comunidade cristã os recebia como irmãos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.