"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O derramamento do Espírito.

Atos dos Apóstolos 2: 17
 “Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

O versículo acima é uma citação que Lucas fez do que o profeta Joel tinha pronunciado diante da devastação que uma praga de gafanhotos proporcionou naqueles dias. Entretanto,  os escritos de Joel é mais que um registro histórico ou uma lamentação, ele usa a praga de gafanhotos como base para desenvolver uma teologia do ‘dia do Senhor’. O intuito era despertar as pessoas, pois tais acontecimentos caracterizavam julgamento e salvação, simultaneamente. A simbologia aponta para um exército invasor, a uma batalha decisiva no juízo das nações e a um fato relacionado à salvação — o derramamento do Espírito de Deus.

O profeta vira naquela situação uma advertência, à luz da qual ele convocou o povo ao arrependimento. O arrependimento, afirmou ele, seria agraciado pelo perdão; a chuva viria sobre a terra; trigo e azeite abundariam; e ‘depois destas coisas’, Deus derramaria seu Espírito, não sobre alguns, como até agora, mas sobre toda a carne – “Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara que todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito.

“Nos últimos dias”, aponta para um período específico que é caracterizado como a era do juízo contra o mal, da autoridade sobre os demônios, da salvação da raça humana e da presença aqui do reino de Deus. Estes últimos dias abrangem a investida do poder de Deus, através de Cristo, contra o domínio de Satanás e do pecado. Mesmo assim, a guerra apenas começou; não chegou ao fim, pois o mal e a atividade satânica ainda estão fortemente presentes. Por isso, somente a segunda vinda de Jesus aniquilará a atividade do poder maligno e encerrará os últimos dias.

Os últimos dias serão um período de testemunho profético, conclamando todos a se arrependerem, crerem em Cristo e experimentarem o derramamento do Espírito Santo. Devemos proclamar a obra salvífica de Cristo, no poder do Espírito. Devemos viver todos os dias em vigilância, esperando o dia da redenção e a volta de Cristo para buscar o seu povo. Os últimos dias introduzem o reino de Deus com sua demonstração de pleno poder. Devemos ter a plenitude desse poder no conflito contra as forças espirituais do mal – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Nem tudo o que Joel mencionou aconteceu especificamente naquela manhã do dia de Pentecostes. Os “últimos dias” incluem todos os dias entre a primeira e segunda vinda de Cristo; é outro modo de dizer “de agora em diante” – “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Cronológica.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Novo Comentário Bíblico, David J. Williams

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.