"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A ideia da “porta estreita” presente no Antigo Testamento.

Provérbios 15: 24
 “Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.

Vivemos dias em que os valores estão totalmente invertidos e os princípios éticos ignorados. O ‘próximo’ do mandamento divino foi substituído pelo animalzinho de estimação. Sim! As pessoas estão amando mais seus bichinhos do que seu semelhante. Estão mais preocupadas com seus animais do que com a própria alma. Estão voltadas mais para as coisas desta vida do que com a eternidade. Vivem como se a morte (física) estabelecesse o fim de tudo.

É alarmante o numero de pessoas que estão frequentemente dentro das igrejas, mas cujo caminho que trilham as levará para o inferno. Não estamos fazendo julgamento de ninguém, estamos apenas falando com enorme clareza o que está escrito na Bíblia – “E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Se uma declaração desta natureza não provocar nas pessoas uma inquietação espiritual é porque já estão insensíveis à voz do Espírito Santo.

Quando Jesus disse que Ele é a porta pela qual devemos entrar, o princípio bíblico desta declaração aponta para renúncia pessoal. Entretanto, o conceito sobre ‘porta estreita’ não deve se restringir a somente abandonar as mazelas pessoais, mas nos desfazermos de tudo quanto é inerentemente nosso. A ‘porta estreita’ não é somente uma passagem que devemos transpor de um ambiente para outro, mas, trata-se essencialmente de um modo de vida constante. Jesus não disse que deveríamos passar por Ele, mas que é necessário ‘entrar’ por Ele e permanecer nEle.

O escritor deste provérbio não fala de alguém que é inteligente, mas de uma pessoa que conduz sua vida com sabedoria. Não com sabedoria secular, mas com sabedoria vinda do alto, pois não basta apenas saber o que certo ou errado; ou, o que é bom ou ruim; ou, até mesmo o que é pecado ou não, mas, muito mais imprescindível do que saber ‘as coisas’ é praticá-las. Saber que existe um Céu e um inferno não é o suficiente para livrar nossa alma da perdição, além de ter conhecimento desta inequívoca verdade devemos viver de modo que nossos passos nos guiem para o Céu.

Como bem escreveu o Pr. Osiel Gomes, entrar pela ‘porta estreita’ não é um opção que Jesus colocou na nossa jornada por esta vida. O ‘porta estreita’ é uma necessidade imprescindível para nossa edificação espiritual, bem como é a única forma de alcançarmos o Céu. Desta forma, conhecer Jesus é o primeiro passo de uma jornada diária, mas permanecer nEle é o meio de chegarmos em nosso destino celeste.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.