"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Princípios celestiais da “porta estreita”.

Mateus 5: 39,48
 “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”
 “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.

Entrar pela ‘porta estreita’ implica em viver um estilo de vida diferente do que estávamos acostumados a viver. Isto é, todo o nosso ser (não somente às coisas que dizem respeito ao exterior do corpo, mas principalmente o interior, pois, se não houver mudança interna o exterior não passará de uma ‘fachada’) deve passar por uma radical transformação. Lembrando que, após entrarmos pela ‘porta estreita’, o que vai permear a nossa conduta neste mundo são os princípios da lei Divina (os princípios e não as exigências dela em si).

Ora, se os dois maiores mandamentos da Bíblia são regidos pelo amor – “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”, então, quem entra pela ‘porta estreita’ deve viver segundo estas duas leis.

O princípio bíblico que sustenta a atitude de “oferecer a outra face” não aponta para pessoas covardes e medrosas, mas fala daqueles que são fortes e determinados. “Oferecer a outra face” quer dizer devemos permanecer onde estamos e não fugir, isso é uma atitude que requer fé e amor e, muitas das vezes, isso pode nos ferir, mas é melhor ser ferido por fora do que danificado por dentro. “Oferecer a outra face” significa, ainda, que devemos procurar ajudar o pecador, mesmo estando, ainda, vulneráveis ao pecado, pois ele pode nos atacar novamente, mas somos vitoriosos, pois Jesus está do nosso lado, ajudando-nos a construir nosso caráter.

Segundo a psicologia a violência nasce da fraqueza, não da força (isso não fala de força física, mas da constituição moral de cada indivíduo). Somente as pessoas fortes são capazes de amar e de sofrer, enquanto o fraco pensa apenas em si mesmo e fere os outros para se defender. Depois, foge para se proteger. Em momento algum a lei ensina a odiar os inimigos. De acordo com a Bíblia, nossos inimigos são aqueles que nos amaldiçoam, nos odeiam e nos exploram por causa do nome de Jesus. Uma vez que o amor cristão não é apenas uma emoção, podemos demonstrar esse amor abençoando (oferecendo a outra face) os que nos amaldiçoam, fazendo o bem a eles e orando por eles. Quando oramos por nossos inimigos, achamos mais fácil amá-los, pois a oração remove o “veneno” de nossas atitudes.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.