GENEALOGIA DE JESUS – Há contradição entre as duas passagens? Como se explica isso?

Descrevendo a genealogia de Jesus, Mateus escreve que Davi gerou a Salomão (Mt 1.6) e Lucas escreve que Davi gerou a Natã (Lc 3.31)
  

São duas as correntes de interpretação mais aceitas entre os teólogos, mas a segunda nos apresenta mais detalhes probatórios. A primeira diz que Mateus dá a lista dos antepassados de Jesus como filho adotivo de José, enquanto Lucas apresenta a sua lista dos antepassados de Maria, a mãe de Jesus. Notemos alguns pontos que dão grande valor a tal suposição: É certo que Maria foi da linhagem de Davi (At 2.30; Rm 1.3) Lucas, para acentuar a humanidade de Cristo, relata detalhadamente muitos dos eventos na vida de sua mãe, do seu nascimento, de sua meninice. É natural, portanto, supor que Lucas, para cumprir seu propósito de acentuar a humanidade de Jesus, desse a sua genealogia segundo a carne. O nome de Maria não aparece na genealogia de Lucas porque, conforme o costume dos judeus de não incluir os nomes de mulheres nas genealogias, foi necessário usar o nome de seu marido, em vez do nome dela. Apesar de Lucas dizer que José foi o “filho de Eli”,(Lc 3.23). Essas ideias parecem muito plausíveis, contudo nenhuma está fora de dúvida. 

A segunda corrente diz que as duas genealogias são, como consta, realmente de José, a descendência de Jesus, tanto em Lucas, como em Mateus, é considerada segundo o seu estado legal na família de José.

O estado judicial de Jesus, como Filho de Davi, perante o mundo, dependia de sua genealogia como “filho de José”. O único alvo de Mateus é o de demonstrar o direito legal de Jesus ao trono, enquanto o propósito de Lucas é o de dar a própria linha da qual José nascera. Examinando a genealogia de Mateus, observamos que a linha real de Judá se rompeu em Jeconias. Pela boca de Jeremias, o Senhor ordenou que Jeconias fosse privado de filhos e que ninguém da sua semente se assentasse no trono de Davi, nem reinasse mais em Judá (Jr 22.30). Os homens depois de Jeconias desprovidos de filhos, são os herdeiros mais próximos, como também o são em 1 Crônicas 3.17. Olhando novamente para a lista em Mateus e Lucas ficamos certos desta conclusão. Os dois nomes que seguem, o de Jeconias, Salatiel e Zorobabel estão realmente transferidos da outra genealogia (de Lucas), na qual consta que o pai de Salatiel foi realmente Neri, da família de Natã. Tornou-se certo, portanto, que Salatiel, da família de Natã, irmão de Salomão, tornou-se herdeiro do trono de Davi, quando falhou a linha de Salomão, na pessoa de Jeconias. Assim Salatiel e seus descendentes foram transferidos, como “filhos de Jeconias” para a tábua genealógica real, segundo a lei judaica. (Vede Nm 27.8-11.) Depois as duas genealogias coincidem por duas, ou melhor, por quatro gerações. Então aparecem seis nomes em Mateus que não se acham em Lucas. A seguir as duas listas concordam no nome de Natã (Mt 1.15; Lc 3.24) a quem são atribuídos dois filhos diferentes, Jacó e Eli; mas somente um é o mesmo neto e herdeiro, José, o marido de Maria, o reputado pai de Jesus, que se chama o Cristo.

A súmula do exposto é que tendo sido extinta a linha de Salomão em Jeconias, que morreu sem descendência, tornou-se Salatiel, da casa de Natã, herdeiro do trono de Davi, e desta forma entrou nas tábuas genealógicas como “filho de Jeconias”.

Lucas escrevendo para os gentios dá a tábua genealógica de Jesus Cristo, como filho legal de José, segundo seu nascimento. Mas Mateus escrevendo para os judeus, dá a lista dos herdeiros ao trono.

Fonte: A Bíblia responde. CPAD

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “GENEALOGIA DE JESUS – Há contradição entre as duas passagens? Como se explica isso?

  • 11 de janeiro de 2017 em 21:52
    Permalink

    Nossa quanto conteúdo bom extraído desta linhagem de Jesus, muito bom gostei, quando vai ter mais? Rsrs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.