"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As verdades bíblicas são confirmadas quando experimentadas pela Igreja.

Marcos 16: 20
 “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”

Para nós, não é o suficiente apenas estudar a Bíblia. Precisamos impreterivelmente meditar nela. Quando meditamos na Bíblia Sagrada, estamos lavando a nossa mente; estamos lavando-a na solução purificadora da Palavra de Deus. O estudar a Bíblia com o intuito de memorizar nomes, datas, lugares, passagens, etc., etc., não nos conduz a nenhuma experiência sobrenatural. Experiências que são as evidências de alguém que pratica tudo quanto aprendeu na Bíblia. E, como o assunto desta semana trata de como devemos ler a Bíblia, queremos apontar quatro princípios para nos orientar à medida que interpretamos a Bíblia, são eles: literal, histórico, gramatical e síntese.

Quanto ao princípio literal, a Escritura Sagrada deve ser entendida no seu sentido literal, normal e natural. Apesar de a Bíblia conter figuras de linguagem e símbolos, estes foram usados para transmitirem a verdade literal. Em geral, entretanto, a Bíblia fala em termos literais, e nós precisamos permitir que ela fale por si mesma. O princípio histórico significa que ao interpretarmos uma passagem no seu contexto histórico, precisamos perguntar o que o texto quis dizer às pessoas a quem ele foi primeiramente escrito. Desse modo podemos desenvolver um entendimento do contexto apropriado da intenção original da Escritura.

A interpretação aplicada no princípio gramatical requer que entendamos a estrutura básica de cada frase em sua língua original. A quem os pronomes se referem? Qual é o tempo do verbo principal? Você descobrirá que quando faz perguntas simples como essas, o significado do texto imediatamente torna-se mais claro. E, por fim, o princípio da síntese é o que os reformadores chamaram de analogia scriptura. Significa que a Bíblia não se contradiz. Caso cheguemos a uma interpretação de uma passagem que contradiga uma verdade ensinada em algum outro lugar da Bíblia Sagrada, nossa interpretação pode não estar correta. A Escritura deve ser comparada com a Escritura a fim de descobrirmos o seu pleno significado.

Estudar a Bíblia sem permitir que ela penetre nas profundezas da nossa alma seria equivalente a preparar um grande banquete e não participarmos dele. Sempre que estivermos estudando a Bíblia, um questionamento deve nos incomodar incessantemente: “Como as verdades divinas e os princípios contidos em qualquer passagem se aplicam a mim em termos da minha atitude e minhas ações?” O estudo da Bíblia não está completo até que nos perguntemos: “O que isto significa para a minha vida e como eu :osso aplicar isto de maneira prática na minha vida?”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo MacArthur (Extraído e adaptado)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.