"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Celebrando a comunhão cristã.

Atos dos Apóstolos 2: 42
 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Como ordenança da igreja, a Ceia do Senhor está registrada a fim no livro de Atos, bem como outros trechos do Novo Testamento a fim de tomarmos conhecimento das normas estabelecidas para uma igreja neotestamentária. Neste caso, a igreja é o agrupamento de pessoas em congregações locais e unidas pelo Espírito Santo, que diligentemente buscam um relacionamento pessoal, fiel e leal com Deus e com Jesus Cristo – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Mediante o poderoso testemunho da igreja, os pecadores são salvos, nascidos de novo, batizados nas águas e, acrescentados à igreja, participam da Ceia do Senhor e esperam a volta de Cristo – “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” Onde há sincera comunhão cristã, também há  lealdade absoluta ao evangelho, aos ensinamentos originais de Cristo e dos apóstolos. A igreja manterá a humildade, reverência e santo temor diante da presença de um Deus santo. Os membros terão uma preocupação vital com a pureza da igreja.

Em geral, denominamos a celebração da Santa Ceia de Ceia do Senhor porque foi a ocasião em que Jesus comeu a refeição da Páscoa com seus discípulos; por ela agradecemos a Deus pela obra que Cristo fez por nós; e ‘comunhão’, porque por meio dela celebramos a comunhão que temos com Deus e com nossos irmãos. Assim, quando comemos o pão e bebemos o vinho, devemos refletir sobre a morte de Jesus e lembrar-nos de sua promessa de retornar, gratos pela maravilhosa dádiva de Deus que nos permitirá, um dia, alegremente encontrar Cristo e toda a sua Igreja.

A doutrina dos apóstolos consistia nos ensinamentos do Senhor, com a proclamação de Sua vida, morte e ressurreição, mais o seu significado para a salvação do homem. Estes ensinamentos eram tradição de autoridade na igreja primitiva e mais tarde foram incluídos em nosso Novo Testamento. Esses crentes primitivos encontravam deleite em terem comunhão uns com os outros, particularmente no ‘partir do pão’ (que provavelmente consistia de uma refeição fraternal, com a Ceia do Senhor) e em regulares períodos de oração em conjunto.

A comunhão era tão intensa na primeira comunidade cristã que os crentes ricos vendiam suas propriedades para suprir as necessidades dos membros pobres.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD
– Comentário Bíblico Moody

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.