"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A necessidade da experiência pentecostal.

Atos dos Apóstolos 1: 4
 “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

O prometido dom do Pai – “Então, depois desses eventos, derramarei do meu Espírito, sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões!(KJA) – é o batismo no Espírito Santo. O cumprimento desta promessa, no entanto, é descrito como ser cheios do Espírito Santo. Assim, batizado no Espírito e cheio do Espírito , às vezes, são usados como equivalentes nas Escrituras. Este batismo com ou no Espírito Santo, não deve ser identificado com o recebimento do Espírito Santo na ocasião da regeneração. São duas obras distintas do Espírito, muitas vezes separadas por um período de tempo.

O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Joel. O senhor derramaria seu Espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim. Posto que os últimos dias desta era já começaram, todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em Cristo. A profecia de Joel previu que um dos principais resultados do derramamento do Espírito Santo seria a distribuição dos dons espirituais. A manifestação do Espírito, através dos dons, torna conhecida a presença de Deus entre o seu povo.

O apóstolo Paulo declarou que se a igreja profetiza, o incrédulo será compelido a declarar “… que, em realidade, Deus está entre vós!” Os discípulos seriam do alto… revestidos de poder. Poder  que os capacitaria a testemunhar de Cristo, a produzindo nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviando-os do pecado para a salvação em Cristo. O Espírito Santo já revelou sua natureza como Aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e todos quanto receberem o batismo no Espírito Santo ficarão cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana.

No Pentecoste os discípulos se tornaram ministros do Espírito. Não somente pregavam Jesus crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do Espírito Santo que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste. Levar outros ao batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica no Novo Testamento. Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuam a fazer e a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo King James Atualizada

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.