"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A especificidade da experiência pentecostal.

Atos dos Apóstolos 5: 32
 “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

Com o derramamento do Espírito Santo sobre os seguidores de Cristo, a igreja ‘nasceu’ – “… o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos” e, imediatamente, começou a desenvolver-se. Pedro e João foram os primeiros líderes dessa nova identidade e a do ‘coxo’ na porta do templo deu-lhes a oportunidade de declarar abertamente que Jesus, crucificado e ressuscitado, é o tão esperado Messias que cumpriu todas as profecias dos profetas. Entretanto, a pregação dos dois, rapidamente, os deixou em dificuldades com o Sinédrio, cujos membros foram as mesmas autoridades que prenderam e mataram Jesus, os perigosos rabinos de Nazaré. Esses líderes religiosos buscavam intimidar e silenciar os seguidores de Jesus.

Após o evento no Pentecostes, os crentes, agora destemidos, oraram pela continuidade de um modo de vida no qual a Palavra despertasse interesse. Aqueles que estavam fora da igreja se assustavam ao ver os cristãos cuidando uns dos outros e compartilhando uns com os outros de forma tão incomum. Os apóstolos continuavam a pregar corajosamente acerca de Jesus nos átrios do templo.

Ainda inflamados pela recusa dos apóstolos em dar atenção a suas ameaças e à luz da crescente popularidade da igreja, as autoridades judaicas iniciaram uma grande perseguição. Elas detiveram e encarceraram Pedro e seus companheiros. Quando Deus, de forma miraculosa, libertou os apóstolos, esses marcharam diretamente para o templo e retomaram sua pregação. Nem mesmo uma surra severa nas mãos do conselho pode esfriar o fervor do poder de Deus.

Sobre a verdadeira missão da Igreja no mundo, existe certa confusão, pois alguns argumentam que a igreja deve administrar o mundo politicamente a fim de favorecer os pobres e menos favorecidos. Outros a vêem como uma força política para ajudar a mudar a cultura. Ainda que dentro de uma conceituação mais bíblica, o objetivo da igreja seja amadurecer os santos por meio da pregação da Palavra, da comunhão e do discipulado, além de promover o encontro de louvor e adoração a Deus, esses são objetivos importantes que devem marcar todas as igrejas. Todavia, nenhum deles é o principal aqui na terra, pois poderão ser plenamente realizados no céu.

O verdadeiro objetivo da igreja no mundo, quem responde é o próprio Jesus – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Assim, o objetivo principal da igreja é o evangelismo. É prosseguir a obra iniciada por Jesus Cristo, cuja missão foi – “buscar e salvar o perdido”. Essa é a única missão da igreja que não poderá ser plenamente realizada no céu.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Atos, Séries de Estudos, John MacArthur

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.